Em ação beneficente, professor da UFPE viaja de Pernambuco a São Paulo de bicicleta

Objetivo é arrecadar recursos para o Festival Pirráias da Periferia, que acontecerá no próximo dia 18

O professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luís Simões, conhecido como Zé Luís, está realizando, desde o último dia 22, uma viagem de bicicleta até São José dos Campos (SP) para arrecadar recursos para o Festival Pirráias da Periferia, que acontecerá no próximo dia 18 com jogos, competições e atendimento à comunidade. O trajeto é de cerca de 2.600 km, que serão percorridos em até 20 dias.

Criado por ele em 2008, o projeto Pirráias da Periferia atende mais de 250 jovens e adolescentes nos bairros do Coque, Várzea, Morro da Conceição e Nova Descoberta com práticas esportivas, aulas de futebol e apoio psicopedagógico. Além do professor Zé Luís, outras 28 pessoas – entre professores, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias – compõem a equipe que executa as atividades e acompanha os jovens.

Para que as crianças e adolescentes atendidas pelo projeto tenham mais conforto e segurança na hora do treino, serão aceitas doações de tênis, chuteiras e bolas padrões, entre outros materiais esportivos. As contribuições podem ser entregues na recepção do Centro de Educação.

“O principal objetivo da viagem é arrecadar tênis, chuteiras e bolas para as crianças e adolescentes do projeto. Prometi que conseguiria para todos eles até o final deste ano e, com a ajuda de todos, espero cumprir com minha palavra. Toda forma de apoio será bem-vinda e contribuirá muito para o Pirráias”, afirma o professor, que aproveita a viagem para protestar pacificamente por mais ciclovias, ciclofaixas e segurança para os ciclistas.

PROJETO - O professor explica que o projeto Pirráias da Periferia já ajudou dezenas de jovens a ingressar na universidade e é um projeto de extensão consolidado da UFPE. Além disso, já foi fonte para diversas pesquisas científicas e artigos acadêmicos. Em 2018, o projeto virou uma história em quadrinhos pela Editora Liceu, com roteiro do professor Fábio Paiva. Este ano, contou com um estande na Bienal do Livro de Pernambuco.

Data da última modificação: 01/12/2021, 20:00