Edital prevê auxílio a mestrandos e doutorandos em fase de conclusão de trabalho de curso nos campi Caruaru e Vitória

Auxílio, no valor de R$ 500 durante três meses, é destinado a discente com renda familiar per capita de até dois salários mínimos

Estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dos Campi Caruaru e Vitória, podem concorrer ao Edital para Concessão de Auxílio a Discente em fase de Conclusão de Trabalho de Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (AUXD-PG), que será lançado na quinta-feira (3), às 9h, via Google Meet, pelas Pró-Reitorias para Assuntos Estudantis (Proaes) e de Pós-Graduação (PROPG). O auxílio, no valor de R$ 500 durante três meses, é destinado a discente matriculados em programas de pós-graduação (PPGs) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e do Centro Acadêmico de Caruaru (CAA) com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, visando garantir a conclusão do curso. O edital faz parte do Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa.

Serão observadas, prioritariamente, as seguintes situações para a concessão do auxílio: estar em fase de conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu (últimos seis meses); possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos; não possuir bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outro órgão de fomento, estágios remunerados ou vínculo empregatício com remuneração acima de dois salários mínimos; problemas de saúde (do discente ou familiar) ou com deficiência que comprometa o orçamento familiar, devidamente comprovado; óbito recente do provedor/a da família, desde que o discente e/ou seu responsável não estejam recebendo pensão por morte.

O período de inscrição, realizada por meio de formulário on-line, será até o dia 7 de cada mês, com resultados a partir do dia 10 de cada mês. Não é possível prorrogar o auxílio. A seleção será realizada por meio da análise socioeconômica a partir da documentação apresentada pelo discente, listada no edital, podendo haver convocação para entrevista social. Os recursos financeiros serão oriundos da fonte do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) da Capes, no valor de R$ 16 mil, e da fonte do Tesouro Nacional, no valor de R$ 49 mil, totalizando R$ 65 mil. Todos os detalhes sobre a inscrição e a seleção poderão ser consultados no edital, que será publicado em breve no Boletim Oficial da UFPE.

De acordo com a professora Carol Leandro, pró-reitora da PROPG, este é o quinto edital lançado dentro do Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa. “Este edital, pensado em parceria com a Proaes, é especialmente direcionado para aqueles discentes que não têm bolsa de estudo ou aqueles que passaram por problemas de saúde ou óbito na família. A ideia é que a gente consiga, durante três meses, dar esse suporte no final do trabalho de curso aos estudantes de baixa renda”, explica a professora. Saiba mais sobre outros editais do programa, que foi lançado em setembro de 2021 e estimula a interiorização da pesquisa e da pós-graduação na UFPE, com ações voltadas aos campi localizados nas cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

“O edital visa contribuir para que os pós-graduandos também sejam contemplados com as políticas de permanência universitária, buscando diminuir a evasão e oportunizar igualdade de condições para os discentes mais necessitados da pós”, afirma o pró-reitor da Proaes, professor Fernando Nascimento.

Data da última modificação: 02/02/2022, 17:34