EaD UFPE lança edital para professor formador do curso de Geografia

Período de inscrição para docentes vinculados à UFPE vai de 1º a 15 de março, e para os docentes não vinculados à UFPE é de 16 a 19 de março

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE, através da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade, divulgou a abertura do processo seletivo simplificado para professor formador que irá atuar no curso de licenciatura em Geografia, na modalidade de Educação a Distância (EAD), implantado no âmbito do Sistema UAB. O edital está disponível aqui.

O período de inscrição para docentes vinculados à UFPE vai de 1º a 15 de março, e para os docentes não vinculados à UFPE é de 16 a 19 de março. Em ambos os casos, o candidato deve enviar o currículo Lattes atualizado e comprovado; e a Ficha de inscrição (Anexo 1) devidamente preenchida para o e-mail ead.geo.ufpe@gmail.com com o assunto: Inscrição professor formador Geografia EaD.

São ofertadas 12 vagas no total, em formato de bolsa de professor formador para os seguintes componentes curriculares: Introdução à Ciência Geográfica (uma), Introdução ao Ambiente Virtual (uma), Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – Libras (uma), Fundamentos da Educação (uma), Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia (uma), Geografia Regional do Brasil (uma), Geografia Econômica do Mundo Atual (uma), Estágio Curricular Supervisionado de Geografia (uma), Metodologia do Ensino de Geografia (uma), Geografia Cultura (uma), Fundamentos da Ecologia (uma), e Geomorfologia Costeira (uma), de acordo com o quadro 1 disponibilizado no Edital.

Os aprovados atuarão como bolsista da UAB na função de professor formador da UAB/UFPE, exercendo as atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica do Sistema UAB.

O candidato deverá atender os requisitos da Portaria nº. 102/2019 da Capes, segundo a qual “os processos seletivos deverão ser realizados com participação restrita aos docentes concursados do quadro da instituição, sendo excepcionalmente admitida a participação de professores externos nos casos de não preenchimento das vagas”; além de ter titulação mínima de mestrado; experiência docente de professor responsável por disciplinas no ensino superior de ao menos um ano; e atuar ou ter atuado como docente em instituição de ensino no componente curricular ao qual estiver se candidatando.

Coordenação do curso de Licenciatura em Geografia EaD

ead.geo.ufpe@gmail.com