Notícias Notícias

Voltar

UFPE lança edital do Programa de Mobilidade Internacional

O programa não prevê auxílio financeiro ao estudante, que terá que arcar com todos os custos do período de estudos no exterior

Estarão abertas, de 18 a 28 deste mês, as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional (PMI) da UFPE, voltado aos alunos de graduação que desejam cursar o segundo semestre de 2019 em uma das universidades conveniadas à UFPE. O programa não prevê auxílio financeiro ao estudante, que terá que arcar com todos os custos do período de estudos no exterior. As candidaturas serão realizadas exclusivamente através do e-mail pmi.ufpe@gmail.com. O edital está disponível no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE.  

Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ter concluído um ano de um curso de graduação da universidade; possuir média geral igual/superior a 6,00; apresentar, no máximo, duas reprovações não recuperadas; além de apresentar comprovante de idioma falado no país estrangeiro e não estar em semestre de colação de grau.

O intercâmbio tem que ser realizado para uma das instituições conveniadas à UFPE. Os estudantes podem candidatar-se a qualquer instituição com convênio válido, independentemente do tipo de acordo (protocolo de intenções, acordo geral, convênio etc.), mas só será possível informar se a instituição estrangeira aceitará alunos de intercâmbio no âmbito desses acordos após a indicação da UFPE. É importante notar ainda que a DRI só poderá informar quais instituições cobram taxas acadêmicas ou os valores das mesmas depois da indicação dos estudantes.

Após identificarem a universidade estrangeira onde querem estudar, os interessados devem observar no site da instituição estrangeira se ela oferece seu curso. Após a confirmação, é necessário reunir toda a documentação descrita no edital e enviá-la para o e-mail pmi.ufpe@gmail.com em documento único formato pdf. A candidatura só estará concluída após o recebimento de mensagem de confirmação.

A DRI entrará em contato até o fim do mês para, caso o estudante seja selecionado, preencher o formulário de inscrição da instituição estrangeira e requisitar outros documentos que se façam necessários.

A inscrição inicial no PMI é um procedimento destinado apenas a indicar à instituição estrangeira os alunos que pretendem realizar estudos no exterior. A aprovação final é analisada em cada universidade. Se o estudante for aprovado pela instituição estrangeira receberá uma carta de aceitação e deve, então, providenciar visto de estudos, seguro-saúde, compra de passagem e reserva de alojamento, além de preencher o contrato de estudos da UFPE, para que possa ser colocado em modalidade estudantil no Siga.

Mais informações
mobilidade.out@ufpe.br 

Data da última modificação: 05/02/2019, 11:49