Notícias Notícias

Voltar

DRI divulga oportunidades de bolsas e concursos para pesquisadores fora do Brasil

Interessados podem se inscrever em oportunidades da AUF, Santander, Universidade de Lisboa e Udual, entre outros

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE divulga diversas oportunidades de bolsas e concursos para pesquisadores fora do Brasil. 

AUF oferta bolsas para pesquisas de doutorado e pós-doutorado em proteção ambiental

A AUF recebe inscrições para seu novo programa de mobilidade de doutorado e pós-doutorado Sul-Sul. A iniciativa permite que alunos desses níveis de formação recebam um subsídio financeiro para mobilidades de pesquisa de dois a três meses em áreas relacionadas à proteção ambiental. O programa destina-se a pesquisadores de países em desenvolvimento vinculados a estabelecimentos membros da AUF que desejam realizar suas pesquisas em outro país em desenvolvimento. O benefício inclui passagem de ida e volta, seguro saúde e auxílio mensal no montante correspondente ao custo de vida no estabelecimento de acolhimento. A chamada está aberta até o dia 15 de julho.

O objetivo do programa de mobilidade Sul-Sul de doutorado e pós-doutorado é fortalecer o conhecimento e as habilidades dos pesquisadores do Sul nos temas relacionados à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável, além de possibilitar o desenvolvimento de uma cooperação universitária ativa entre as universidades do Sul. As áreas de interesse da iniciativa são: mudanças climáticas, energias renováveis, gestão de resíduos, biodiversidade, poluição de plástico e microplástico, água e higiene, agricultura orgânica, urbanismo e oceanos.

Inscrições abertas para o concurso global de ideias transformadoras

Candidatos de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever até 1º de agosto no Falling Walls Lab Brazil, etapa brasileira do concurso global que promove ideias transformadoras. O autor da melhor proposta poderá participar da final mundial em Berlim, com viagem e acomodações pagas, e terá a chance de apresentar, em inglês, seu projeto e/ou ideia para lideranças globais de todo o mundo das áreas de ciência, negócios, política, arte e sociedade.

O FWL Brazil 2020 oferecerá cinco troféus. O júri escolherá os três primeiros colocados, além de conceder o Prêmio de Empreendedorismo do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que dá direito à participação na DAAD Innovation Week, um programa de inovação e empreendedorismo aplicado por universidades técnicas alemãs sob a supervisão do DAAD. A audiência decidirá, por votação on-line, quem receberá o 5º troféu, o Prêmio do Público.

Saiba mais sobre o concurso, tire todas suas dúvidas e receba dicas de como apresentar sua ideia no pré-evento on-line do dia 16 de julho, das 14h30 às 16h (horário de Brasília). 

A Falling Walls Foundation é apoiada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes.

Instituto de Educação da ULisboa recebe candidaturas a bolsas de pós-doutorado

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa recebe até o dia 15 deste mês propostas de investigadores doutorados interessados em submeter uma candidatura ao programa “Postdoctoral Fellowships” das Ações Marie Sklodowska-Curie (Horizonte Europe). A iniciativa destina-se a investigadores de qualquer nacionalidade que queiram trabalhar num país da União Europeia para aquisição de novas competências através da formação avançada e de mobilidade internacional. As manifestações de interesse devem ser dirigidas para o e-mail maramos@ie.ulisboa.pt, incluindo o CV (três a cinco páginas), um plano de trabalho (3 a 5 páginas) e uma proposta de supervisão até 15 deste mês.

O plano de trabalho deve inscrever-se num dos principais temas de investigação do IE-ULisboa:
- Educação XXI (diversificação, modernização e melhoria da educação);
- Forças de Mudança em Educação (coordenação, orientação e monitoramento de mudanças nos sistemas educacionais).

Udual lança questionário sobre situação das universidades da América Latina e Caribe na pandemia de Covid-19

A União de Universidades da América Latina e do Caribe (Udual), com o apoio do Instituto de Geografia da Universidade Nacional Autônoma do México, está realizado a pesquisa “As Universidades da América Latina e do Caribe diante da Covid-19”. O questionário tem o objetivo de elaborar um diagnóstico da situação das universidades durante a pandemia e está disponível até 15 de agosto para professores e estudantes das instituições que fazem parte da Udual. O questionário está disponível em português, espanhol, inglês e francês e está dividido em duas partes: situação social e violência de gênero.

Santander concede 15 mil bolsas para cursos de programação e ciência de dados

O Santander Universidades recebe inscrições para duas iniciativas voltadas para o mundo da tecnologia, ofertando 15 mil bolsas de estudos através do programa Santander Coders, que visa aprimorar habilidades e conhecimento em programação. Durante o programa, desenvolvido em parceria com a escola de programação Let’s Code, o banco selecionará as 240 pessoas que tiverem o melhor desempenho no curso introdutório online para se especializar na trilha de formação completa de ciência de dados ou web full stack. As inscrições vão até 14 junho e devem ser feitas pelo Becas Santander. 

Confira a seguir detalhes de cada iniciativa:

O Santander Coders Web Full Stack irá transformar pessoas em especialistas de programação para se destacarem no mercado de trabalho por meio de uma trilha de formação completa na Let's Code!

Quantidade de bolsas: 10 mil bolsas on-line e 200 bolsas para curso avançado
Quem pode participar: maiores de 18 anos, aberto a todos os públicos
Duração da bolsa: on-line: 15 dias de 21/06/2021 a 07/07/2021 / curso avançado: aulas com professores a partir de 16/08/2021 durante seis meses
O que inclui a bolsa: matrícula e curso
Data de inscrição: 17/05/2021 a 14/06/2021

O Santander Coders Ciência de Dados irá transformar pessoas em especialistas de dados para se destacarem no mercado de trabalho por meio de uma trilha de formação completa na Let's Code!

Quantidade de Bolsas: 5 mil bolsas on-line e 40 bolsas para curso avançado
Quem pode participar: maiores de 18 anos, aberto a todos os públicos
Duração da Bolsa: on-line: 15 dias de 21/06/2021 a 07/07/2021 / curso avançado: aulas com professores a partir de 16/08/2021 durante seis meses
O que inclui a bolsa: matrícula e curso
Data de inscrição: 17/05/2021 a 14/06/2021

Data da última modificação: 04/06/2021, 16:11