DRI divulga abertura de inscrição para bolsas Elap para mobilidade de graduação no Canadá

Os estudantes podem viajar para as IES conveniadas à UFPE: Polytechnique de Montréal e York University

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE divulga que estão abertas até o dia 26 deste mês as inscrições para as bolsas da modalidade programa acadêmico do Emerging Leaders in the Americas Program (Elap), que visa contribuir para o intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e canadenses e custear despesas com passagem, hospedagem, seguro, transporte e material acadêmico durante o período no Canadá. O valor da bolsa para estudantes de graduação é de, aproximadamente, 8,2 mil dólares canadenses.

Esta modalidade está aberta apenas a discentes de graduação, que podem realizar mobilidades para uma das instituições conveniadas à UFPE: Polytechnique de Montréal e York University. A Polytechnique Montréal oferece apenas cursos na área de Engenharia, através dos programas de mobilidade em inglês, que possui cinco vagas, e em francês, sem limite de nomeações. A York University oferta cursos em diversas áreas de conhecimento e possui apenas uma vaga.

Para candidatar-se, é necessário que o discente reúna os seguintes requisitos:

- Estar regularmente matriculado na UFPE em componentes curriculares no semestre atual (2022.2) em curso de graduação da UFPE que seja ofertado também na instituição canadense ou que seja equivalente a ele;
- Haver cursado, no ato de inscrição, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da carga horária total do curso de graduação ao qual o estudante está vinculado na UFPE;
- Haver concluído, ao menos, dois semestres inteiros no curso no qual está atualmente matriculado na UFPE;
- Ter média igual ou superior a 7,00;
- Apresentar comprovante de proficiência/conhecimento/realização de curso de nível intermediário no idioma do programa ao qual o estudante está se candidatando (é aceita apenas documentação emitida por escola com CNPJ, Núcleo de Línguas e Culturas (NLC), Cling ou exames oficiais, além de iniciativas governamentais de ensino de idiomas. Não serão aceitas declarações de professores particulares nem exames realizados em sites da internet no qual a comprovação da identidade de quem realizou o teste não pode ser feita); e
- Ser maior de 18 anos;

Os interessados devem ler as orientações contidas na chamada da DRI, escolher uma das universidades e programas de destino e preencher o formulário on-line disponibilizado abaixo, anexando todos os documentos solicitados na chamada. Inscrições incompletas ou com documentos em desacordo com as orientações do edital serão desclassificadas, portanto o discente deve se certificar de que o dossiê está completo e de acordo com o solicitado.

A documentação só será conferida após o fim do prazo de inscrição, não sendo possível retificar ou acrescentar nenhum documento. É necessário optar por uma das modalidades de candidatura (research ou mobilidade acadêmica) do Elap, pois o estudante não pode se candidatar a ambas, e apenas uma IES/programa de destino. Após a publicação do resultado do programa acadêmico, caso haja tempo hábil, os estudantes não selecionados poderão se candidatar ao Research internship.

A indicação do discente pela UFPE à instituição canadense não gera expectativa de direito à bolsa, que é analisada e concedida pelo governo do Canadá. Após a pré-seleção realizada pela DRI, os discentes nomeados pela UFPE deverão realizar os procedimentos de candidatura junto à IES parceira e à bolsa Elap, conforme orientações da chamada.

O candidato deve estar ciente de que é necessário que ele realize a mobilidade estudantil amparado pelo acordo de cooperação firmado entre a UFPE e a instituição canadense, e que é necessário que ele retome os estudos na UFPE após o período no exterior, conforme disposições explícitas no site oficial das bolsas Elap. O estudante não pode, portanto, concluir seu curso na UFPE antes de usufruir da bolsa Elap e/ou de realizar a mobilidade.

Os discentes devem também observar que, caso contemplado, o depósito da bolsa do Elap é realizado cerca de três semanas após a chegada ao Canadá, por isso, é necessário que ele possa arcar com os custos da passagem e hospedagem no início do período de mobilidade. Há também a possibilidade de o discente realizar a mobilidade mesmo que não receba a bolsa de estudos, desde que arque com todas as despesas do período de mobilidade, sendo remanejado para o Programa de Mobilidade Internacional da UFPE.

Data da última modificação: 23/02/2023, 12:01