Doutorando em Sociologia da UFPE transforma monografia em livro

“Música em Chuteiras: a história dos jingles que embalaram a seleção brasileira” é o título da obra de Itamá do Nascimento

O doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE Itamá do Nascimento publicou recentemente o livro “Música em Chuteiras: a história dos jingles que embalaram a seleção brasileira”, obra escrita com base na sua monografia de graduação. O livro aborda as ligações entre futebol brasileiro, Copas do Mundo e identidade nacional ao analisar as letras dos jingles produzidos como trilha sonora da Seleção Brasileira de Futebol.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Itamá, que foi posteriormente transformado no livro e trata da mesma temática, foi realizado em 2020, fruto da Licenciatura em Ciências Sociais realizada pelo estudante no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade.

Além de doutorando em Sociologia e sociólogo graduado pela UFPE, Itamá do Nascimento é historiador, graduado pelo Grupo Educacional Uninter (Uninter), e mestre em Sociologia também pelo PPGS/UFPE. Atualmente ele desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia do Futebol, Sociologia Política, Sociologia Econômica, Pensamento Social Brasileiro e História do Brasil.

Resumo

O livro trata-se de um trabalho acadêmico que se debruça sobre as ligações entre futebol brasileiro, Copas do Mundo e identidade nacional tendo como recorte a análise dos jingles produzidos como trilha sonora da Seleção Brasileira de Futebol. A investigação das letras desses jingles mostra que, além de meras trilhas sonoras de uma nova saga em busca da taça de campeão do mundo, elas são capazes de reproduzir imaginações e tradições sobre o país e seus habitantes. No caso específico, duas tradições são reforçadas nessas letras: as ideias de futebol-arte e pátria em chuteiras. Essa forma diferenciada de jogar típica do brasileiro, acumulado a um suposto interesse nacional e majoritário pelo futebol, trazem à tona construções identitárias que estão associadas a uma imaginada brasilidade. Com isso, são as implicações e o reforço dessa brasilidade levantada a cada quatro anos numa espécie de nacionalismo cíclico que procuramos analisar sob um prisma histórico e sociológico tendo a produção musical como relevo.

Data da última modificação: 22/03/2022, 09:09