Docente da UFPE tem artigo publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise

O artigo é resultado de um estudo desenvolvido em conjunto com pesquisadores do Brasil, da Nova Zelândia e Austrália

O artigo “Let the Pleasure Guide Your Resistance Training Intensity”, resultado de um estudo desenvolvido em conjunto com pesquisadores do Brasil, da Nova Zelândia e Austrália, foi publicado no dia 9 deste mês, na revista “Medicine and Science in Sports and Exercise” , que contempla investigações originais, estudos clínicos e análises abrangentes sobre temas atuais nas ciências do exercício, sendo considerada uma das mais importantes no mundo. Um dos autores do artigo é o professor Tony Meirelles, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPE.

O objetivo do artigo (Deixe o prazer guiar a intensidade de seu treino de resistência, tradução livre), foi avaliar a viabilidade e confiabilidade de uma escala de quantificação do prazer/desprazer percebido (Feeling Scale – FS) para a autorregulação da intensidade do treinamento de resistência (TR). Os autores observaram que a intensidade do esforço poderia ser modulada pelo nível de prazer objetivado na atividade, tendo sido encontrada uma relação inversa entre essas variáveis. Além disso, a escala mostrou-se consistente para o uso ao longo de diferentes dias de treinamento. Outro achado importante foi a constatação de que os praticantes autonomamente selecionavam intensidades compatíveis com as recomendações do próprio American College of Sports Medicine. De acordo com a conclusão dos autores, este estudo foi “o primeiro a demonstrar que a FS pode ser utilizada para autorregulação da intensidade do exercício no TR”.

Segundo o professor Tony Meirelles, o estudo sinaliza uma importante mudança de paradigma acerca de como essa modalidade de exercício é prescrita por profissionais de Educação Física e Fisioterapia.

Também são autores do estudo os pesquisadores Hassan Mohamed Elsangedy (UFRN), Daniel Gomes da Silva Machado (UFRN), Kleverton Krinski (Univasf), Paulo Henrique Duarte do Nascimento (UFRN), Gledson Tavares de Amorim Oliveira (UFRN), Elaine A. Hargreaves (School of Physical Education, Sport & Exercise Sciences, University of Otago, Dunedin, Nova Zelândia) e Gaynor Parfitt (School of Health Sciences, University of South Australia, Adelaide, Austrália).

Mais informações:
Professor Tony Meireles dos Santos