Disciplina de Tecnologia de Alimentos, do CAV, aposta na produção de pratos utilizando caju

Tendo o caju como alimento escolhido, a turma de estudantes que cursou a disciplina de Tecnologia de Alimentos, no curso de Nutrição, ministrada pelo professor Leandro Finkler, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, elaborou um produto alimentício que aproveita, no caso da fruta escolhida, o fruto e o pseudofruto na produção de diferentes alimentos.

Professor Leandro e alunos de Nutrição mostrando os produtos

A atividade direciona os estudantes a aproveitarem integralmente os alimentos e interagirem com diferentes procedimentos no preparo. A escolha da fruta é a primeira etapa da pesquisa sobre como o alimento será conduzido e o professor ressalta que “após essa pesquisa, há uma análise para selecionar produtos que irão exigir diferentes equipamentos para que a turma tenha uma visão abrangente sobre as possibilidades de transformação envolvidas na tecnologia de alimentos.”

Com isso, os estudantes do curso de Nutrição conseguiram desempenhar práticas criativas com os alimentos, que resultaram nos seguintes pratos: a partir da polpa, brigadeiro; cajuína; ceviche; chips; doce cristalizado; farofa; fermentado; geleia; jujuba. E, a partir da castanha, “leite”;maionese; pasta e “queijo”.

O professor comentou ainda que a experiência proporcionou “um grande aprendizado para a turma pois foram muitas as operações envolvidas nas elaborações dos produtos que apresentam um apelo vegetariano”.

Em anos anteriores, foram criados produtos à base de beterraba , de maçã, melancia e ervilha

Data da última modificação: 27/12/2022, 11:31