Diretoria da Andifes cumpre agenda no MEC e no Congresso nesta semana

Nos encontros, o tema foi a necessidade de suplementação do orçamento relativo a 2021 e de uma recomposição na LOA 2022

Da assessoria da Andifes

Na segunda-feira (25), os reitores Marcus Vinicius David (UFJF), Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), Alfredo Macedo Gomes (UFPE), Márcia Abrahão Moura (UnB) e José Geraldo Ticianeli (UFRR) estiveram em audiência no Ministério da Educação (MEC), onde foram recebidos pelo ministro Milton Ribeiro, pelo secretário executivo, Victor Godoy Veiga, pelo secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, pelo subsecretário de Planejamento e Orçamento, Adalton Rocha, e pela presidente da Capes, Claudia Mansani Queda de Toledo. De acordo com o presidente da Andifes, reitor Marcus David, a reunião foi composta por pautas prioritárias para a rede federal de universidades.

Foto: Andifes/Divulgação

Reitor Alfredo Gomes (UFPE) participou  da reunião no MEC

“Reafirmamos nossa intenção de manter um trabalho conjunto – uma parceria entre a Andifes e o MEC, sempre com vistas na valorização das universidades federais brasileiras, porque, obviamente, temos interesses comuns em pautas fundamentais para o ensino superior público. Destacamos a nossa preocupação com o orçamento, tanto a necessidade de suplementação do orçamento relativo a 2021, quanto uma recomposição na LOA 2022”, detalhou.

Ainda segundo o reitor, a solicitação da Andifes em relação ao orçamento das universidades federais é a mesma que o pleiteado pelo Ministério da Educação. “O pleito da Andifes coincide com o feito pelo MEC ao Congresso Nacional. Nós estamos solicitando o mesmo valor”, informou.

Marcus David disse ainda que a criação de novas universidades a partir do desmembramento de campi já existentes também fez parte da pauta. “Somos favoráveis à expansão universitária e à interiorização de campi, mas é fundamental que o processo seja debatido com a Andifes. Além disso, é necessária a recomposição do orçamento de forma que tenhamos recursos compatíveis com as necessidades das universidades, principalmente nesse cenário de retomada das atividades presenciais”, contou.

Já na terça-feira (26), os reitores e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, estiveram reunidos com parlamentares da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, entre os quais, a presidente e o ex-presidente da comissão, deputada professora Dorinha Seabra e deputado Danilo de Castro, a deputada Rosa Neide e o deputado Reginaldo Lopes.Na ocasião, foram tratados vários assuntos de interesse das universidades, inclusive o orçamento para o financiamento do ensino superior público.

A questão orçamentária também foi tratada com o relator-geral do Orçamento para 2022, deputado Hugo Leal. “Essas reuniões são continuidade de uma agenda que temos cumprido desde o início da gestão. Tanto que esses pleitos já foram apresentados anteriormente à presidente da Comissão de Orçamento, senadora Rose de Freitas. E a nossa avaliação é de que foram reuniões bastante propositivas, sobretudo porque há concordância do MEC e do Congresso com o que a Andifes tem defendido”, concluiu Marcus David.

Data da última modificação: 28/10/2021, 16:37