Notícias Notícias

Voltar

Dia Internacional da Mulher é celebrado no HC

Houve palestra e concerto do grupo Sertão Barroco

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, hoje (8), ocorreu ação no Hospital das Clínicas da UFPE com o tema “Desafios das mulheres no mundo contemporâneo”. A iniciativa contou com a palestra da assistente social, ativista dos direitos da mulher e integrante da Comissão de Ética Pública da UFPE, Ângela Nascimento, e com um concerto apresentado pelo grupo Sertão Barroco, com Caio Cezar no violão e Pita Cavalcanti na viola caipira. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O objetivo da ação é valorizar os direitos e as conquistas das mulheres, além de promover uma reflexão sobre os desafios que elas ainda precisam enfrentar e os avanços necessários para que a sociedade se torne mais igualitária”, explica a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) do HC, Viviane Santos. “Nós, trabalhadoras, não pudemos deixar de marcar essa data de maneira especial, mesmo sabendo que a luta não é de apenas um dia, mas está presente em todos de nossas vidas”, completou.

A palestrante Ângela Nascimento refletiu sobre a importância de abordar esse assunto no hospital. “Eu considero fundamental que neste dia a gente possa entrar em contato conosco e refletir sobre quais desafios o mundo contemporâneo traz para as mulheres, em uma pluralidade étnico-racial, econômica e de classe, para descobrir como podemos compartilhar dessas diferenças ao mesmo tempo em que nos apropriamos da nossa história e renovamos a nossa força”.

Para quem estava ouvindo a perspectiva foi de admiração, como foi o caso de Ana Cláudia do Espírito Santo, consultora que estava presente na palestra. “O que me chamou atenção não foram só os temas abordados, mas ouvir alguém que realmente vivenciou várias dessas experiências, então, a gente sente e entende que precisamos nos defender e nos unir”, destacou.

A campanha foi promovida pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) do hospital universitário e contou com a exibição no totem da Portaria 1 de uma campanha com um grupo de mulheres trabalhadoras do HC. A Unidade de Processamento de Roupas e o Setor de Hotelaria Hospitalar também homenagearam as trabalhadoras do HC com o oferecimento de um cartão e um bombom na entrega do conjunto privativo.

Ao longo de todo o próximo dia 16, haverá uma continuação da iniciativa promovida pela UDP em parceria com o Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde (Laefes), com a Unidade de Saúde Mental, Unidade Multiprofissional e apoio do Sindsep-PE e do Pics (Práticas Integrativas e Complementares) da Prefeitura Recife. A programação conta com a realização de ginástica laboral, intervalo saudável e prática de yoga, auriculoterapia e ventosaterapia, além do encerramento com ciranda das mulheres e coral, entre outros.

Data da última modificação: 08/03/2022, 16:14