Notícias Notícias

Voltar

Curtas locais são destaque na Sessão de Cinema Pernambucano deste sábado (8) na TVU

Programa conta com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas

Neste sábado (8), a partir das 21h, o programa Sessão de Cinema Pernambucano vai ao ar com mais uma novidade: pela primeira vez, serão exibidos curtas-metragens na programação. A TVU apresentará quatro trabalhos de diretores pernambucanos, todos eles comentados pelo professor e crítico de cinema Alexandre Figueroa. Serão eles: “Recife de dentro pra fora”, “A onda traz o vento leva”, “Clandestina felicidade” e “Cinema Glória”.

“Recife de dentro pra fora” tem como diretora e roteirista a premiada cineasta pernambucana Katia Mesel. Trata-se de um trabalho inspirado no poema “Cão sem Plumas”, de João Cabral de Melo Neto, e sua vida no Capibaribe. Diversas imagens do Recife, pelos caminhos do rio que corta a cidade, em suas diversas facetas.

“A onda traz o vento leva” é uma obra de Gabriel Mascaro. Ela conta a história de Rodrigo, um jovem surdo que trabalha com instalação de som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.

“Clandestina felicidade”, por sua vez, registra fragmentos da infância da escritora Clarice Lispector no Recife. O filme de Beto Normal e Marcelo Gomes se localiza no ano de 1929. Enaltece a paixão de Clarice pela leitura, seu olhar curioso e perplexo, a descoberta do mundo por parte daquela que viria a ser uma das maiores escritoras do país.

“Cinema Glória” encerra a lista deste sábado. A obra de Fernando Spencer e Felix Filho retrata um dos principais focos culturais da cidade no século passado. O cinema Glória esteve em atividade de 1926 a 1984, na praça do Mercado São José. Na época das filmagens, em 1979, era o mais antigo cinema do Recife em funcionamento. O documentário mostra o Glória na visão dos seus frequentadores: camelôs, prostitutas, biscateiros. Além de contar com depoimentos de nomes como Jota Soares, Liêdo Maranhão, Bajado, Celso Marconi e Maria José Leite.

Nesta temporada, o Núcleo de TV e Rádios Universitárias tem como foco a acessibilidade. Sendo assim, todos os filmes e as entrevistas contam com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição. O projeto se tornou possível a partir de uma parceria entre a TVU, o Projeto Alumiar (Fundaj) e o programa de acessibilidade em Libras do Curso de Letras-Libras da UFPE.

As exibições acontecem sempre aos sábados, a partir das 21h, no canal 11.1. Uma vez exibida cada obra, o sábado seguinte será de reapresentação, no mesmo horário, para aqueles que não puderam acompanhar ou desejem rever cada detalhe.

Data da última modificação: 05/10/2022, 14:04