Curso sobre Obesidade Grave encerra programação de eventos alusivos ao Dia Mundial da Obesidade no HC

Evento foi promovido pelo Programa de Cirurgia Bariátrica do HC

O curso “Obesidade Grave, Estigmas e Formas de Enfrentamento” fechou as ações promovidas ao longo de março pelo Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em comemoração do Dia Mundial da Obesidade. O evento foi promovido pelo Programa de Cirurgia Bariátrica do HC, nesta quarta-feira (30), para profissionais da Rede Básica de Saúde, a fim de discutir sobre a obesidade grave e o que a envolve.

“O trabalho do profissional vai além do procedimento cirúrgico, existe uma importante relação entre o médico e o paciente que influencia no tratamento da obesidade, também precisamos ressaltar a relevância da interdisciplinaridade, da integração entre as áreas assistenciais e da interlocução entre a rede na consolidação das intervenções”, pontua o gerente de Atenção à Saúde do HC, Hugo Moura.

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, enalteceu a importância de ações como o curso. “Iniciativas como essas sempre terão o apoio do hospital, elas devem permanecer e se solidificar para que possam modificar a história dessa patologia que é um problema de saúde pública”, afirma, destacando a relevância que os assuntos abordados têm na ampliação da cobertura da assistência.

O supervisor da Área Assistencial de Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz, ressaltou o pioneirismo e expertise do hospital na realização de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas e sua importância no cenário nacional. “Em 1997, fomos um dos primeiros hospitais públicos do Brasil a realizar essa cirurgia, que trata um problema de saúde tão grave e que atinge cerca de 5 milhões de brasileiros”, explica.

O roteiro da formação buscou se aprofundar na explicação da fisiopatologia, do diagnóstico, do tratamento e dos estigmas da obesidade grave. As políticas públicas de enfrentamento da doença também foram destacadas em conjunto com a necessidade das abordagens humanizadas e integradas ao SUS. Os inscritos que compareceram receberam certificado.

Ao longo deste mês de março, o HC realizou uma série de ações para lembrar o Dia Mundial da Obesidade, como um Mutirão de Cirurgias Bariátricas, campanhas educativas e uma reunião on-line com pacientes acompanhados pelo Programa de Cirurgia Bariátrica.

Data da última modificação: 31/03/2022, 11:46