Centro de Ciências Sociais Aplicadas realiza jornada on-line sobre a censura

Objetivo é traçar um panorama sobre a censura no Brasil, com ênfase no contexto da ditadura de 1964-1985 e da conjuntura atual

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, nos dias 9 e 10 deste mês, das 9h às 12h, uma jornada on-line de debates de caráter acadêmico e político sobre o avanço do autoritarismo e da censura no Brasil, e seus reflexos sobre as universidades públicas. De acordo com os organizadores, a jornada marca o início do semestre letivo 2020.2 e representa uma resposta da comunidade acadêmica do CCSA aos avanços do autoritarismo no ambiente universitário.

No dia 9, o tema será “Censura e autoritarismo no Brasil: ontem e hoje”, com a participação do professor titular de Sociologia da Unicamp Marcelo Ridenti, autor de livros como “Brasilidade revolucionária – Um século de cultura e política” e “O fantasma da revolução brasileira”, e do professor titular aposentado de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília Venício Artur de Lima, que atua como pesquisador sênior do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No dia 10, o tema será “Perseguição e resistência democrática: o caso da UFPE de 1964 aos dias atuais”. Os convidados são Edval Nunes Cajá, sequestrado e torturado pela ditadura militar, em 1978, quando era estudante de Ciências Sociais na UFPE e militante da Unidade Popular (UP); Messias Martins, ex-estudante da UFPE que participou da ocupação do Centro de Educação em 2016 e criador da página Literanegra; Marcília Gama, professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), integrante da Rede Memória do Judiciário Nacional e a autora do projeto Memórias Reveladas: acervo Dops-PE; e Thiago Nunes Soares, doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e autor da tese “A universidade em movimento: vigilância, militância estudantil e luta contra a ditadura na UFPE (1974-1985)”.

Os encontros dos dois dias de jornada serão transmitidos pelo canal do programa Trilhas da Democracia no YouTube.

comunicacao.ccsa@ufpe.br

Data da última modificação: 04/06/2021, 12:22