Curso de extensão gratuito aborda pedagogia dos cinco elementos em encontros virtuais semanais

Atividade é coordenada por professores dos Departamentos de Artes, Psicologia e Arqueologia e do Centro de Informática

“Pedagogia dos cinco elementos: experiências teórico-práticas da relação 'corpomundo' na extensão universitária” é o tema do curso que será realizado de 25 de novembro de 2021 até 28 de abril de 2022, sempre às quintas-feiras, das 15h às 17h, com inscrições gratuitas. A atividade é coordenada por professores dos Departamentos de Artes, Psicologia e Arqueologia e do Centro de Informática e conta com a participação de estudantes do curso de Dança e de um membro externo à comunidade acadêmica e professor de ioga.

“O objetivo geral deste projeto de extensão é desenvolver uma pedagogia possível através de uma abordagem vivencial dos cinco elementos - terra, água, fogo, ar e espaço - com vistas à alteração de nosso modo automatizado de ser e experimentar o mundo”, explicam os organizadores. Serão realizados encontros virtuais semanais para promover leituras e vivências de recortes de técnicas de meditação, ioga, educação somática e arteterapia.

“Como fazer os sujeitos da racionalidade antropocêntrica perceberem que a vida não é humano-centrada? Nesse sentido, apoiamo-nos fundamentalmente em uma perspectiva de formação humana na qual humano e mundo não são entidades separadas, mas se apreendem mutuamente”, complementam. Os encontros serão gratuitos, abertos ao público em geral e virtuais pela plataforma Meet.

Pedagogia dos cinco elementos

pedagogiados5elementos@gmail.com