Coordenador do projeto Capoeira com a UFPE participa de reunião interinstitucional com a ministra do Esporte, Ana Moser

Novo encontro vai aprofundar as questões apresentadas na reunião

O coordenador do projeto de extensão Capoeira com a UFPE, professor Henrique Kohl “Tchê”, do Departamento de Educação Física da Universidade, participou de reunião interinstitucional com a ministra do Esporte, Ana Beatriz Moser. O coordenador faz parte, desde o ano 2003, da comissão do Congresso Unitário de Capoeira, coordenado por Jairo Júnior (SP), responsável pelo convite e articulação de parte de representações da capoeira com discussões interinstitucionais junto ao âmbito federal.

O encontro, com a ministra e parte de sua equipe técnica, contou com a condução de Jairo Júnior, acompanhado das seguintes representações: mestre Odilon (BA), mestre Valdenor (SP), mestre Pança (GO), mestre Robertinho (RJ), mestre Nelsival (BA), mestre Bacico (PR), mestre Donizete (MG), mestre Tchê (PE) e a professora Sheyle (DF).

Na reunião, segundo o professor “Tchê”, houve o diálogo, com horizontalidade interinstitucional e governo-sociedade civil, sobre o acúmulo legal e institucional da relação capoeira-esporte, sem conflito com outras interfaces acumuladas historicamente e socialmente relevantes, as quais possuem seus justos legados e resguardos. A ministra, de forma muito cordial, reforçou a relevância da demanda e deverá agendar novo encontro, para detalhar as questões levantadas de forma concreta.

Data da última modificação: 10/03/2023, 16:09