Notícias Notícias

Voltar

Congresso de Direitos Humanos recebe inscrições até dia 6 deste mês

Autores e autoras inscritos devem enviar resumo de seus trabalhos

As inscrições ao 3º Congresso Nacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz foram prorrogadas até o dia 6 deste mês. O evento vai ocorrer de 18 a 20 de setembro, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife da UFPE. A edição deste ano tem como lema “Cuidado, proteção e humanização: respeito às diferenças”. As orientações ao público e participantes estão disponíveis no site do congresso.

Os trabalhos nas modalidades Comunicação Oral e Relato de Experiência podem ser cadastrados com o preenchimento do formulário e envio de um resumo do artigo. Serão aceitos também ouvintes. Em qualquer das modalidades será oferecido certificado de participação. O prazo de pagamento se encerra no dia 31 deste mês.

As mesas temáticas para os trabalhos científicos serão abertas ao público e estarão ordenadas por três eixos: Fundamentos e teorias dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz; Movimentos sociais e cidadania, além de Educação em Direitos Humanos e Práticas Sociais.

A conferência de abertura será proferida por Bruno Galindo, professor da Faculdade de Direito da UFPE e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, Ordem dos Advogados do Brasil, sob o título “Entre o constitucionalismo e o Sistema Interamericano: a construção de uma cultura jurídica de Direitos Humanos em tempos de instabilidade democrática”.

Entre os temas dos palestrantes convidados para as mesas-redondas estão Escuta Empática, Restaurativa e Sistêmica; Ética e Instituições Públicas; A vulnerabilidade dos militantes de Direitos Humanos na atual conjuntura política brasileira; e os discursos de intolerância nas mídias versus a cultura de paz.

O evento é uma realização da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, em parceria com o Programa Cultura de Paz, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Comissão de Ética Pública e do Espaço de Diálogo e Reparação, bem como da Ouvidoria, unidades da UFPE.

Esse encontro tem por objetivo divulgar a temática dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz no país, notadamente no Nordeste, bem como estimular a pesquisa e aprofundar a discussão sobre tópicos correlatos entre professores e estudantes, seja de cursos de graduação ou pós-graduação. Outro objetivo consiste em aproximar pesquisadores brasileiros que se envolvem com o assunto, promovendo troca de conhecimentos e experiências, além de maior integração entre as linhas do Mestrado em Direitos Humanos com grupos de outras regiões do país. 

Mais informações
Comissão de Direitos Humanos da UFPE Dom Helder Câmara
(81) 2126.8766

comdireitos@gmail.com

Data da última modificação: 02/08/2018, 10:18