Confira os temas mais recentes abordados no Opinião Pernambuco

Os episódios estão disponíveis na íntegra no canal da TVU no YouTube

Já estão disponíveis no canal da TV Universitária (TVU) no YouTube os episódios do programa Opinião Pernambuco, que foram ao ar entre os dias 3 e 11 de março. Confira o resumo semanal:

Quarta dose

O vírus Sars-CoV-2 mudou com a variante Ômicron, mais transmissível e capaz de escapar parcialmente dos anticorpos produzidos pela vacinação. A partir daí, mesmo vacinadas, muitas pessoas passaram a se infectar. Felizmente, as vacinas mantêm sua proteção contra casos graves, internações e mortes. Em alguns casos, no entanto, mesmo indivíduos que receberam as três doses são hospitalizados. Por isso, autoridades de saúde e governos avaliam a aplicação de uma quarta dose dos imunizantes, tema do Opinião Pernambuco apresentado por Josimar Parahyba. O programa recebeu Rafael Dhalia, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, no dia 3 de março.

O Projeto de Lei “Pacote do Veneno”

O Opinião Pernambuco abordou, na terça-feira (8), o Projeto de Lei 6299/2002, apelidado de “Pacote do Veneno”. Ambientalistas enxergam a aprovação do projeto com preocupação em relação à saúde dos consumidores e possíveis impactos ambientais. A conversa foi com Marina Lacôrte, engenheira agrônoma da Campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace.

Alfabetização e Pandemia

O Opinião Pernambuco discutiu o tema Alfabetização e Pandemia. Crianças vulneráveis de cinco a dez anos de idade foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de dezoito meses de ensino à distância na pandemia. O motivo? Estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura e da escrita. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa recebeu, na quarta-feira (9), Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, e Maria Alice Junqueira de Almeida, coordenadora de projetos do Cenpec, organização da sociedade civil que trabalha pela equidade e qualidade na educação básica pública do País.

Crise humanitária no cenário de guerra

Na sexta-feira (11), o programa falou sobre os dados divulgados pelo alto comissariado da Organização das Nações Unidas para refugiados revelam que mais de 870 mil ucranianos deixaram o país desde o início da invasão russa. Caso o contexto piore ainda mais, a previsão da instituição é a de que o número chegue a quatro milhões. O cenário de Guerra e Crise Humanitária foi tema do Opinião Pernambuco. Apresentado por Stella Maris, o programa ouviu Luiz Fernando Godinho, porta-voz no Brasil do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

O Opinião Pernambuco vai ao ar, pela TV Universitária no Canal 11.1, de segunda a sexta-feira, às 19h40, e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820, às 8h30.

Data da última modificação: 15/03/2022, 20:26