Comitê de Ética em Pesquisas da UFPE informa sobre funcionamento e procedimentos

Pesquisadores devem checar a relação de documentos obrigatórios que precisam ser anexados na Plataforma Brasil

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informa que continua funcionando normalmente para apreciação ética de Protocolos de Pesquisa Científica envolvendo seres humanos. O CEP destaca que todos os documentos anexados no sistema são conferidos diretamente na Plataforma Brasil, não sendo necessária a entrega da Folha de Rosto impressa na Secretaria do Comitê.

Os pesquisadores devem acessar o Manual do Pesquisador, disponível no site, para verificar as orientações sobre cadastro e apreciação ética de seus protocolos. Eles devem checar a relação de documentos obrigatórios que precisam ser anexados na Plataforma Brasil, bem como os Modelos de Documentos (Carta de Anuência, Termo de Confidencialidade e outros) para compor os protocolos de pesquisa conforme as exigências. Apenas em seguida devem proceder com o cadastro dos protocolos no sistema.

O CEP ressalta que são deveres dos pesquisadores elaborar seus projetos de pesquisa conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); cadastrar os protocolos com conteúdo coeso e coerente aos princípios de uma pesquisa científica; e acompanhar com regularidade os despachos e pareceres emitidos por meio da Plataforma Brasil a respeito de seus protocolos de pesquisa, de modo a tomar as providências cabíveis. Eles devem ainda aguardar a decisão de aprovação ética por meio de um parecer “Aprovado” antes de iniciar a pesquisa.

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFPE também informa que os atendimentos presenciais devem ser agendados previamente a partir do e-mail cephumanos.ufpe@ufpe.br.

CEP - O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é uma instância colegiada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de natureza consultiva, deliberativa, educativa e autônoma para a emissão de pareceres sobre protocolos de pesquisas. É vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem por finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos, preservando os aspectos éticos primariamente em defesa da integridade e dignidade dos participantes da pesquisa, individual ou coletivamente considerados, levando em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira. Foi constituído em 17 de dezembro de 1996 e funciona no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.

Data da última modificação: 20/10/2021, 20:18