CInside reúne alunos e comunidade do CIn na colaboração de projetos

O projeto CInside foi criado com intuito de reunir os alunos e a comunidade do Centro de Informática (CIn) da UFPE para a colaboração em projetos. A plataforma consiste em um hub de projetos desenvolvido para compartilhar as iniciativas que estão sendo tocadas por membros do centro. A sua principal função é encontrar outras pessoas que estejam interessadas em contribuir em iniciativas através de suas exposições e focar no match das tecnologias utilizadas com o que o usuário deseja se aperfeiçoar/aprender.

A ideia surgiu a partir de um levantamento inicial sobre a eficácia de contribuições em projetos para o desenvolvimento dos estudantes a partir da criação de portfólio e conexão com outros alunos em diversos níveis de experiência, além da dificuldade dos coordenadores de projetos para encontrar contribuidores e vice-versa.

“Trabalhar em projetos durante minha graduação me ajudou muito a conhecer pessoas do CIn e também a construir meu currículo para começar a procurar vagas de estágio e trabalho. A plataforma vem com o objetivo de divulgar mais esses projetos que acontecem dentro do nosso centro e conectar alunos que estejam procurando projetos reais para agregarem em seus currículos”, comenta o aluno idealizador do projeto, Daniel Bastos.

PLATAFORMA – A ideia da plataforma CInside é fomentar esse senso de comunidade através da motivação dos alunos de construir novas ferramentas e aprender com outros colegas. Para isso é possível cadastrar projetos públicos e privados que são divididos entre três estágios de desenvolvimento: Ideia/Novo projeto; Em desenvolvimento; e Publicado/Sendo mantido. Com isso, é possível encontrar pessoas com os mesmos interesses dentro de todos os estágios de criação e potencializar a construção da ideia.

Ao acessar o website, o usuário poderá consultar uma listagem de projetos e analisar se algum deles é do seu interesse. Ao clicar em cada um deles, é possível ter acesso a uma descrição mais detalhada e a informações adicionais como: galeria de imagens, Github e URL para o website.

Ao se interessar por um projeto, o usuário pode ir diretamente ao Github do projeto e começar a contribuir. Caso seja privado, há a opção de clicar no botão de “Request to join” para a plataforma enviar um e-mail ao coordenador do projeto informando o interesse (essa ação enviará algumas informações compartilhadas do usuário, como e-mail, Linkedin, Github e habilidades). Todos os alunos podem adicionar novas ideias e projetos para desenvolver com outros grupos.

Data da última modificação: 13/09/2022, 15:08