Ciência da Computação promove defesa de tese de doutorado

A defesa acontece na sexta-feira (29), às 8h30, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promove a defesa de tese de doutorado do aluno Jarbas Nunes Vidal Filho, na sexta-feira (29), às 8h30, via Google Meet. Interessados em assistir devem entrar em contato com o aluno através do e-mail jnvf@cin.ufpe.br. É recomendado entrar com o microfone e câmera desligados.

Intitulado “Infraestrutura de Dados Espaciais para Análise e Documentação de Trajetórias Semânticas de Objetos Móveis”, a tese teve orientação da professora Valéria Cesário Times e coorientação do professor Jugurta Lisboa Filho (UFV/Departamento de Informática). A banca examinadora é formada pelos professores Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE/Centro de Informática), Ana Carolina Salgado (UFPE/Centro de Informática), Ricardo Rodrigues Ciferri (UFSCar/Departamento de Computação), Claudio de Souza Baptista (UFCG/Departamento de Sistemas e Computação) e Clodoveu Augusto Davis Júnior (UFMG/Departamento de Ciência da Computação)

Resumo

Trajetórias Brutas de Objetos Móveis (TBOM) correspondem a uma sequência de pontos coletados a partir de um objeto móvel que se desloca durante um intervalo de tempo no espaço. Após coleta da TBOM, é preciso adicionar vários tipos de informações semânticas às trajetórias coletadas como, por exemplo, anotações sobre locais visitados pelo objeto móvel ou tipos de transporte utilizados. Essas TBOM enriquecidas semanticamente são chamadas aqui de Trajetórias Semânticas de Objetos Móveis (TSOM). A literatura reporta diversos trabalhos sobre enriquecimento semântico de TBOM, descrevendo diferentes tipos aplicações específicas para analisar comportamento de objetos móveis. Entretanto, pouca atenção tem sido dada ao uso de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) para enriquecer, analisar e documentar TSOM. No entanto, o crescimento de Big Data gerado pelos usuários, como dados produzidos por redes sociais ou coletados por equipamentos eletrônicos com sensores embarcados, faz com que o TSOM exija serviços Web modernos e padrões de metadados atualizados para viabilizar a documentação dos dados e garantir a qualidade das TSOM. Por outro lado, as IDEs fornecem um ambiente interoperável e integrado compartilhado para documentação de dados. O principal objetivo desta tese é como evoluir as IDEs tradicionais para documentar TSOM, pois faltam padrões de metadados e serviços de anotação semântica específicos no contexto das IDEs. Esta tese apresenta um novo conceito de IDE para TSOM, denominado SDI4Trajectory, que suporta a documentação de diferentes tipos de TSOM, por exemplo, trajetórias holísticas. Por meio da SDI4Trajectory nós propomos: 1) um conjunto mínimo de elementos baseado no padrão de metadados ISO 19115-1:2014 para documentar TSOM de forma semiautomática, 2) método para identificação de pontos semânticos em TBOM e, 3) processos de enriquecimento semântico semiautomático e manual, que são eficientes para apoiar anotações semânticas e documentação de TSOMs. Esses processos dificilmente são encontrados em IDEs tradicionais e têm sido desenvolvidos por meio de microsserviços Web e semânticos. Para validar a SDI4Trajectory, utilizamos um conjunto de dados coletados por usuários voluntários através do aplicativo MyTracks com os seguintes objetivos: (i) comparar os processos de enriquecimento semântico semiautomático e manual no SDI4Trajectory; (ii) investigar a viabilidade das abordagens de documentação realizadas pela SDI4Trajectory; (iii) validar os elementos de metadados propostos para documentar TSOM. Utilizamos também os dados do projeto Geolife para realizar experimentos com os métodos de identificação de pontos semânticos e na documentação de conjunto de TSOMs na SDI4Trajectory. Como resultados, nós validamos o novo conceito de IDE para TSOM, pois a partir dos experimentos foi possível concluir que a SDI4Trajectory possibilita o enriquecimento, análise e documentação de trajetórias de objetos móveis.

Data da última modificação: 27/07/2022, 17:55