Ciclo de diálogos discute a produção do cuidado e a educação acerca da saúde da população negra

Evento é realizado pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) durante todo o mês de julho

O ciclo de diálogos “Autorias Negras e a Saúde Coletiva” tem início amanhã (6), às 19h, com o tema “A produção do cuidado e a educação acerca da saúde da população negra”. A convidada do evento, realizado pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é a militante negra Inaldete Pinheiro e as facilitadoras são Tamires Carneiro e Nathalia Rodrigues. Para participar, basta realizar a inscrição gratuita por meio de formulário eletrônico. Haverá certificado de participação.

Durante todo o mês de julho, o ciclo de diálogos aborda temáticas voltadas para a saúde da população negra, com organização do projeto de extensão Memória e Presença Viva de Autorias Negras. “Nossos convidados são figuras importantíssimas do cenário atual, lutam contra o racismo e disseminam conhecimento sobre a saúde da população negra”, explicam os organizadores.

Os próximos encontros serão sobre “ A contribuição de Frantz Fanon para o pensamento acerca da saúde da população africana e sua diáspora”, no dia 13, às 19h, com Altair Lira (convidado) e Tulane Souza (facilitadora); “Saúde e cosmologia africana: o que nos dizem os povos de matriz africana”, no dia 21, às 19h, com mãe Leonildes (convidada) e Rose Santos (facilitadora); e “Iniquidades, justiça social e mortalidade da população negra”, no dia 27, às 19h, com Itamar Lage (convidado) e Carlos Silvan (facilitador).

O Laberer é um grupo de pesquisa, extensão e intervenção que tem como objetivos fortalecer a educação das relações étnico-raciais e contribuir com o processo formativo antirracista no âmbito da UFPE e na sociedade; fortalecer o processo de construção da identidade negra da comunidade acadêmica da UFPE; conhecer e disseminar as histórias e memórias da população negra na sociedade brasileira; contribuir com a formação das pessoas negras para sua inserção e inclusão acadêmica e social; e desenvolver atividades de formação sobre educação das relações étnico-raciais destinadas à educadores de escolas, instituições de ensino superior e organizações não governamentais com a intenção de instrumentalizar uma prática educativa afrocentrada.

Laberer

labererufpe@gmail.com