Notícias Notícias

Voltar

CEA promove eventos e minicurso neste mês e em outubro

Todos os eventos são on-line

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE promove, neste mês, dois eventos voltados para a discussão de políticas de inovação e sobre os chineses no Brasil e os brasileiros na China, e um minicurso sobre o último século do império na China. Todos os eventos são on-line.

LIVE – No dia 14, às 19h, a Coordenadoria Futuro do CEA e a Academia Pernambucana de Ciências (APC) promovem a live “Por uma Política Nacional de Inovação Territorializada para o Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, com a professor Ana Cristina Fernandes, do Departamento de Geografia da UFPE; Esther Bermenguy, ex-secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do MP; e Renato de Castro Garcia, professor do Instituto de Economia da Unicamp. O evento terá o apoio da Frente Brasil Popular e do jornal Marco Zero Conteúdo. A transmissão será pelo canal do YouTube da Coordenadoria Futuro. 

CICLO DE PALESTRAS – A Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceasia) do CEA, por meio da Curadoria Brics e da Curadoria História da China, anuncia o II Ciclo de Palestras “Chineses no Brasil e Brasileiros na China: trajetórias em movimento”. A proposta desse II Ciclo é apresentar e discutir a longa trajetória de intercâmbios humanos e culturais entre o Brasil e a China. Tratando de diversos aspectos dessas relações e das vivências dos sujeitos envolvidos nesses processos. A partir de uma abordagem crítica e plural, o evento busca promover uma reflexão mais aprofundada de acontecimentos passados e presentes que marcaram histórias e trajetórias, individuais e coletivas, em ambos os lados do globo. O evento ocorrerá de maneira on-line, em duas datas distintas, a primeira no dia 16 deste mês – contando com duas mesas-redondas – e a segunda em 14 de outubro, também com outras duas mesas.
Link de inscrição 
Links YouTube:
Mesa 1 
Mesa 2 

MINICURSO – Já nos dias 15, 22 e 29 deste mês, e nos dias 6 e 13 de outubro, sempre às 19h, a Ceasia ministrará o minicurso “O Ocaso dos Qing: último século de Império na China”, organizado pela Curadoria História da China, em parceria com o Grupo de Estudos sobre História da Ásia (Gesha). Este minicurso busca introduzir a dinastia Qing, sua sociedade e suas crises, bem como as respostas do governo imperial e da sociedade chinesa aos desafios e às mudanças de seu tempo, além de entender os motivos que levaram à queda da dinastia. A transmissão ocorrerá via Google Meet. Os links serão enviados para o e-mail dos inscritos no evento. É importante ressaltar que, para receber o certificado, é necessário ter 75% de frequência no evento.
Link de inscrição 

Mais informações
Coordenadoria de Estudos da Ásia 
Instagram/Facebook @ceasiaufpe

Data da última modificação: 09/09/2022, 15:07