Cátedra Paulo Freire realiza projeto de ensino com quatro aulas abertas sobre o educador

Atividade é dirigida, principalmente, a professores da educação básica e superior, estudantes da graduação e pós-graduação e movimentos sociais

Quem deseja compreender a importância do legado do educador Paulo Freire pode se inscrever para assistir às Aulas Abertas na Cátedra Paulo Freire, atividade promovida pela cátedra da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que busca atender ao público interno e externo da universidade. Serão quatro aulas, entre os meses de junho e agosto, sempre das 10h às 12h. Haverá transmissão pelo YouTube da Extensão e Cultura UFPE.

A atividade de ensino e extensão é aberta ao público e dirigida, principalmente, a professores da educação básica e superior, estudantes da graduação e pós-graduação e movimentos sociais. Ela integra a disciplina Pedagogia Paulo Freire, em formato de Seminários Temáticos, sob a coordenação das professoras Eliete Santiago e Marília Gabriela Guedes, do Centro de Educação (CE).

A programação inclui os quatro seguintes temas “O universo da obra de Paulo Freire” (17 de junho), “Raça, gênero e etnia em um contexto de diversidades na perspectiva freireana de educação emancipatória” (8 de julho), “O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire” (29 de julho) e “Atualidade do pensamento de Paulo Freire e a educação popular” (12 de agosto).

As inscrições já estão abertas para os dois primeiros encontros e podem ser realizadas por meio do site Even3 para quem desejar receber certificado de participação. O primeiro encontro será com as palestrantes Bruna Sola da Silva Ramos (UFSJ) e Targélia de Souza Albuquerque (UFPE) e o segundo, com Claudilene Maria Silva (Unilab), Maria do Carmo Gonçalo Santos (CAA/UFPE) e Eliene Amorim de Almeida (Fafire). O evento tem apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proexc); e de Graduação (Prograd); e do Centro de Educação (CE) da UFPE.

CENTENÁRIO – A Cátedra Paulo Freire da UFPE, criada em 2005, inscreve-se nas comemorações do centenário de Paulo Freire por meio de um conjunto de atividades promovidas pela Universidade, um dos contextos da tessitura do pensamento político-pedagógico freireano. Para tanto, a UFPE irmana-se a outras instituições e entidades pernambucanas e brasileiras.

As comemorações estão em curso no Brasil e no exterior como afirmação do reconhecimento e do profundo respeito a este educador do mundo, nascido na cidade do Recife. Em 2021, as comemorações pelo centenário do Patrono da Educação Brasileira compõem o projeto de extensão “100 anos de Paulo Freire: dos tempos fundantes à contribuição planetária”.

Data da última modificação: 21/06/2021, 15:55