Campanha de doação de sangue no HC em parceria com o Hemope bate novo recorde

Foram captadas 229 doações que reforçaram o estoque do hemocentro e podem beneficiar até 916 pessoas

A campanha de doação de sangue do Programa Pró-Sangue do Hospital das Clínicas da UFPE em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) bateu um novo recorde de captação, que ajudará a melhorar o estoque do principal hemocentro do Estado. Ao longo dos dois dias da ação realizada no hospital universitário foram captadas 229 doações, número que pode beneficiar até 916 pessoas. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O Programa Pró-Sangue externa o agradecimento a todos e todas que participaram de forma direta ou indiretamente para a realização de mais essa campanha, que realizamos duas vezes por ano com o objetivo de contribuir para o aumento do estoque de hemocomponentes do Hemope. Além disso, o Programa tem em seus eixos a tarefa de difundir e multiplicar a cultura da doação e uso racional do sangue como ato fundamental e perene no cotidiano hospitalar, para que nenhum atendimento ocorra sem que haja esta sensibilização. O compromisso com estas mudanças representa a garantia e a efetivação dos princípios de uma política de saúde universal, integral e equânime”, explica a assistente social e integrante do programa Renata Severo.

A campanha atual teve como mote “Marque seu gol de polaca. Doe sangue!” embarcando no clima de envolvimento que o brasileiro tem com a Copa do Mundo. As 229 doações superaram em 27% o recorde anterior, obtido na campanha passada, em junho deste ano, quando 180 doações foram captadas.

O recorde de doações foi mais uma vez fruto de união e comprometimento de todos, que fazem a comunidade hospitalar (trabalhadores, residentes, estudantes, usuários e seus familiares) e a sociedade, já que a ação foi aberta a todos que pudessem comparecer ao HC.

O Programa Pró-Sangue agradece à Unidade de Reabilitação, por ceder o espaço, e à Superintendência do HC e à Reitoria da UFPE pelo apoio institucional.

Data da última modificação: 06/12/2022, 13:53