Caminhada discute a cidade como suporte para a arte e a vida pública

Objetivo é discutir temas das cidades que estejam de acordo com as ideias da escritora e ativista urbana Jane Jacobs

Recife recebe neste sábado (7) o movimento voluntário Jane's Walk, que promove caminhadas guiadas por cidadãos para discutir temas das cidades que estejam de acordo com as ideias da escritora e ativista urbana Jane Jacobs, autora do livro “Morte e Vida de Grandes Cidades” (1961). “A obra é referência no nosso curso de Arquitetura e Urbanismo”, explica a professora Lívia Nóbrega, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFPE e organizadora do movimento na cidade desde 2016. O festival está sendo feito em parceria com a UFPE, por meio do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2), como um evento de extensão.

A professora explica que o tema deste ano é “A cidade como suporte para a arte e a vida pública”. A caminhada irá percorrer o centro do Recife (Santo Amaro, Santo Antônio e Bairro do Recife) tomando obras de arte localizadas nos espaços públicos, mapeadas no projeto Recife Arte Pública, como fio condutor para a discussão da requalificação do centro. Os temas anteriores foram “O que torna uma rua segura para mulheres?”, em 2016, que discutiu as assimetrias de gênero na experiência das pessoas nos espaços urbanos do centro do Recife, e “A gente pede luz”, em 2017, que testou um protótipo de iluminação urbana apropriada para pedestres no bairro das Graças.

A caminhada partirá do Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, às 10h (concentração às 9h30 na escultura Os Violeiros, de Abelardo da Hora), em direção ao bairro do Recife, passando pelo bairro de Santo Antônio. A duração prevista é de duas horas. Recomenda-se o uso de roupas leves, sapatos adequados, proteção solar e água. No percurso, seguindo os princípios do movimento Jane’s Walk, haverá algumas paradas para discutir questões sobre a arte e os espaços públicos ao longo do caminho. O acesso à caminhada é livre, mas a organização pede que os interessados preencham o formulário de inscrição.

RODA DE CONVERSA - Hoje (4), às 19h30, haverá uma roda de conversa virtual para apresentar o movimento Jane’s Walk e o projeto Recife Arte Pública, além de outras iniciativas e projetos relacionados ao tema. Na ocasião, será divulgado o percurso e levantados pontos a serem observados na caminhada. A roda de conversa durará duas horas e serão emitidos certificados de participação para aqueles que preencherem o formulário de inscrição. A conversa acontecerá no Google Meet e também será transmitida pelo canal do YouTube do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Pernambuco (IAB/PE).

MOVIMENTO - O Movimento Jane’s Walk, criado em 2006 em Toronto, no Canadá, promove caminhadas urbanas guiadas por cidadãos voluntários em homenagem às ideias da ativista urbana Jane Jacobs. Todos os anos, as cidades participantes do movimento promovem o Festival Jane's Walk ao redor do mundo, sempre no primeiro fim de semana de maio, próximo à data do aniversário de Jacobs, celebrada no dia 4.

APOIO - Apoiam o evento o projeto Recife Arte Pública, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o IAB/PE, a Prefeitura do Recife (por meio do programa Recentro), o Espaço Criadouro, o Ateliê Escadaria, a Associação Amigos da Aurora e a Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS).

Movimento Jane's Walk Recife

janeswalkrecife@gmail.com