Notícias Notícias

Voltar

Biodiversidade em território indígena é pauta do Univerciência

Programa, que vai ao ar às terças e quintas, na TVU, também destaca a descoberta de novo planeta com água

O programa Univerciência traz, nesta semana, pesquisas relacionadas à preservação de primatas em áreas indígenas e tecnologia inovadora na produção de chocolate. A atração ainda apresenta a descoberta de novo exoplaneta e o uso de musicoterapia na Odontologia. Feito por emissoras de TV e instituições públicas de ensino superior nordestinas, o Univerciência mostra ainda a relevância dos trabalhos científicos do Nordeste e como essas produções têm transformado a vida das pessoas.  O programa vai ao ar na TVU (Canal 11.1), às 20h das terças-feiras, com reapresentação às 20h30, nas quintas-feiras.

Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) se uniram a 25 instituições em 13 países para descobrir a importância da contribuição dos territórios indígenas na preservação da biodiversidade, principalmente da população de macacos. A principal análise envolve a manipulação de dados geográficos. De acordo com o levantamento, os primatas desempenham um papel importantíssimo nos ecossistemas florestais, principalmente na dispersão de sementes. 

Já no Instituto Federal Baiano, uma parceria entre as iniciativas pública e privada está desenvolvendo tecnologia inovadora na produção de chocolate. Pensando em baratear os custos de produção da iguaria, os pesquisadores do IFBaiano vêm elaborando uma máquina que substitui o trabalho de três equipamentos. O aparelho já está sendo testado e promete agregar renda para a região cacaueira da Bahia, principalmente para os pequenos produtores. 

Com a colaboração de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma equipe internacional de pesquisadores descobriu um exoplaneta coberto de água a 100 anos-luz da Terra. Identificado em agosto do ano passado, o novo corpo celeste é um pouco maior do que o nosso planeta e tem uma localização, em relação à estrela que orbita, ideal para a existência de água líquida em sua superfície. 

Já na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professores de Odontologia resolveram unir os atendimentos odontológicos da Clínica Escola de Jequié, na Bahia, com o uso de musicoterapia por meio de fones de ouvido. De acordo com o orientador da pesquisa, Nilton César Santos, "uma das principais questões do atendimento odontológico é que as pessoas têm medo do dentista em algum grau". Os resultados iniciais do projeto indicam diminuição dos batimentos cardíacos e até da pressão arterial de crianças e adolescentes na ida ao dentista. 

Para dúvidas e/ou sugestões, o programa disponibiliza o e-mail univerciencia@uesb.edu.br.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:39