Artigo de professores da UFPE é destaque em publicação de relevância mundial na área de Engenharia Computacional

Trabalho foi feito com a contribuição de alunos e ex-alunos da Universidade

Artigo escrito pelos professores Paulo Lyra e Darlan Carvalho, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) e Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE, estampa a capa da mais relevante publicação de divulgação técnica e científica da comunidade de Engenharia Computacional no mundo, a revista IACM Expressions. Feito com a contribuição de alunos e ex-alunos da Universidade, o trabalho tem como título “Formulações Numéricas Robustas para a Simulação de Escoamentos Multifásicos e Multicomponentes em Meios Porosos Naturalmente Fraturados, Heterogêneos e Anisotrópicos Usando Malhas Não-Estruturadas e Discretizações Multiescala” (na tradução em português).

Conforme explica o professor Darlan Carvalho, o trabalho aborda a questão da modelagem numérica e computacional do escoamento multifásico de fluidos em meios porosos, heterogêneos e anisotrópicos, incluindo reservatórios de petróleo e aquíferos. “Nele, apresentamos um apanhado geral de diversos trabalhos recentes desenvolvidos por mim e pelo professor Paulo Lyra, em conjunto com alunos e ex-alunos do grupo: Processamento de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (PADMEC)”, diz. “O Boletim da IACM divulga os trabalhos desenvolvidos por grupos de ponta na área de engenharia computacional ao redor do mundo”, completa o professor.

A modelagem numérica e computacional envolve o desenvolvimento de aplicação de métodos numéricos e o uso de computação digital para a solução de problemas da Engenharia e das Ciências Aplicadas. Tem como finalidade caracterizar, simular e predizer os eventos físicos e os sistemas de engenharia governados pelas leis da natureza. No Brasil a IACM, que é uma entidade científica que congrega 44 países através de 32 associações com cerca de 5 mil filiados em todo o mundo, tem como afiliada a Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (Abmec).

Data da última modificação: 11/10/2022, 15:37