Artigo de pesquisadores da UFPE obtém primeira colocação em evento internacional de ensino de Geografia

Com o artigo “Incentivo à docência por meio do Pibid na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica”, pesquisadores do Departamento de Ciências Geográficas (DCG) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obtiveram a primeira colocação no I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia (I Cleg), ocorrido, virtualmente, de 14 a 17 deste mês. Ao lado de outros 11 artigos, a produção da UFPE será publicada em revista e e-book.

A equipe autora vencedora é composta pelo doutorando em Geografia e professor substituto do DCG/UFPE Josias Ivanildo Flores de Carvalho; do professor do DCG/UFPE e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Francisco Kennedy Silva dos Santos; da mestra em Geografia e colaboradora do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep/DCG/UFPE) Laryssa de Aragão Sousa; e da professora Ana Regina Marinho Dantas da Rocha Serafim, do curso de Licenciatura em Geografia da UPE, Campus Mata Norte.

Para o autor principal do artigo, Josias Carvalho, “a luta pelo incentivo, a valorização e o aperfeiçoamento da formação inicial de professores de Geografia e demais licenciaturas para a Educação Básica deve ser uma questão estratégica das políticas públicas educacionais de Estado, para consolidarmos um país melhor”. Segundo Carvalho, o trabalho acadêmico apresentado no I Cleg, ao ganhar uma premiação como sendo o “melhor” no ranking elaborado pela organização científica do evento, só reforça o compromisso da universidade pública e da ciência na formação de professores mais atentos às questões da Educação Básica brasileira.

EVENTO – O I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia – I Cleg – foi uma iniciativa conjunta do Departamento de Geociências e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau.

O evento contou com a participação de congressistas, da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do Equador, do Panamá, do Paraguai, do Peru, da Venezuela, do Uruguai, do México, além de países do continente europeu, como Espanha e Portugal. O I Cleg contou com 2.241 congressistas; o evento ofereceu nove minicursos, quatro mesas-redondas, sete rodas de conversas – apresentação de trabalhos, uma roda de conversa com editores de revistas. Foram submetidos 339 artigos científicos, que foram avaliados a cegas pela comissão científica, tendo sido aprovados 238 pelo rigor científico, inovação e relevância social.

Data da última modificação: 22/06/2021, 17:17