Aniversário de 45 anos do Departamento de Histologia e Embriologia da UFPE é celebrado com música

O DHE-UFPE ministra as disciplinas Citologia, Histologia, Embriologia (Geral e Espacial) e Citologia Clínica para diversos cursos de graduação da Universidade

Por Eugênia Bezerra

A cerimônia realizada na quinta-feira (27) para celebrar os 45 anos do Departamento de Histologia e Embriologia da Universidade Federal de Pernambuco (DHE-UFPE) teve elementos característicos de eventos deste tipo – tais como discursos e descerramento de placa comemorativa – mas também contou com um momento mais descontraído. Convocados por uma colega de trabalho, diversos professores aceitaram cantar juntos, acompanhados pelo saxofonista Paulo Nascimento. A cena divertiu a plateia, formada por docentes, servidores técnico-administrativos, alunos e ex-alunos do DHE-UFPE, que é ligado ao Centro de Biociências (CB-UFPE), além de outros convidados. Porém, antes desse momento musical, a professora Marta Gerusa Soares de Lucena, chefe do DHE-UFPE, já havia celebrado a retomada dos encontros presenciais proporcionada pela diminuição gradual da pandemia de covid-19.

Fotos: Evelyn Carolina

Professores comemoram retorno ao presencial e as conquistas do departamento

“Depois de dois anos difíceis, ver novos alunos chegando, novos professores chegando, é muito importante para o departamento… Este é um momento de muita alegria e de orgulho para nós”, iniciou Marta Gerusa, antes de agradecer à equipe e aos alunos e de fazer uma breve retrospectiva sobre os 45 anos do DHE-UFPE. “Este é um departamento muito rico em pensar a extensão, que é apaixonante. Fundamentamos muitas profissões”, citou ela.

O DHE-UFPE ministra as disciplinas Citologia, Histologia, Embriologia (Geral e Espacial) e Citologia Clínica. Elas são oferecidas para os alunos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Monitores participam das comemorações do DHE

Algumas alunas e ex-alunas também deram seus depoimentos. “Estou sempre por aqui. Este departamento sempre me ajudou bastante, desde o começo da graduação, os professores são muito acolhedores. Futuramente quero estar aqui dando depoimento como professora da instituição”, disse a doutoranda em Ciências Biológicas Paloma Maria da Silva.

“Entrei em 2010, na graduação, e fiquei até hoje. Atualmente, minha atividade profissional é no Laboratório de Cultura de Células, onde iniciei minha trajetória aqui no departamento. São pessoas que estão aqui para colaborar com a formação de outros profissionais, aprendi a me importar com os alunos como seres humanos”, comentou a biomédica Erwelly Barros de Oliveira, servidora da UFPE.

A terapeuta ocupacional da UFPE Natália de Andrade Lima Almeida do Nascimento lembrou das primeiras experiências como aluna. “Foi mágico entrar no laboratório e ver as estruturas que a gente só conhecia pelos livros. Foi muito importante conhecer as células, as substâncias e os processos que acontecem até que isso se expresse lá nos comportamentos das pessoas. As universidades e as bibliotecas formaram a mim e a muitos outros profissionais”, afirmou ela.

Momento musical foi embalado pelo saxofonista Paulo Nascimento

O encontro de gerações que passam pelos departamentos da UFPE também foi citado pela técnica administrativa aposentada Marlene Nascimento de Souza: “Posso dizer que cresci aqui. Cheguei para trabalhar no departamento quando estava solteira, casei, tive filhos e hoje sou avó de três netos. Uma delas já está aqui na Federal como aluna.”

“Aqui também fui aluna. [Estando no auditório] Me vejo tendo aulas no curso de Ciências Biológicas. Tenho muito a agradecer. O DHE chega aos 45 anos e esta maturidade é fruto de vários anos de trabalho de muitas pessoas. Comemorar hoje também é ver esse passado e planejar o futuro. Desejo que as novas gerações possam continuar construindo esse trabalho com ética”, afirmou a professora Oliane Magalhães, diretora do CB.

Data da última modificação: 03/11/2022, 15:39