Alunos do Colégio de Aplicação recebem prêmio por vitória no concurso FrancEcolab Brasil 2021

Equipe do CAp conquistou o 1º lugar com o vídeo “Capybaras en Plastique”

Os cinco alunos do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vencedores do concurso escolar FrancEcolab Brasil 2021, na categoria Fundamental 2, receberam hoje (22) a premiação em cerimônia realizada no Recreio Coberto do CAp, no Campus Recife da UFPE. O evento, que integra a programação da Semana da Francofonia do CAp, contou com presença do reitor Alfredo Gomes; do vice-reitor Moacyr Araújo; do cônsul-geral da França no Recife, Hugues Fantou; além de gestores do colégio e estudantes. O concurso, uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil, teve a participação de 50 escolas de 12 estados brasileiros, com temática voltada à preservação de oceanos e rios com destaque para a luta contra a poluição plástica e microplástica.

Foto: Anderson Lima

Entrega da premiação ocorreu no Recreio Coberto do CAp

A equipe do CAp conquistou o 1º lugar com o vídeo “Capybaras en Plastique”, que trouxe reflexões para responder ao questionamento “Como evitar a chegada dos plásticos ao oceano?”. O grupo é formado pelos estudantes Alice de Medeiros Costa, Arthur Cabral de Carli, Beatriz Aguiar Maia, Heloisa Maria Henrique de Almeida e Laysa Luíza Alcântara Duarte. Todos estavam no 8º ano do Ensino Fundamental 2 quando participaram do concurso, no ano passado, e atualmente cursam o 9º ano. Como premiação, eles receberam certificados, e o CAp ganhou um microscópio, um laminário (para visualização no microscópio), um globo terrestre e um kit de ciências para uso em sala de aula.

“Estou muito feliz em estar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, que é um colégio de excelência e que abriga uma filial de estudos francófonos bilíngue português-francês”, disse o cônsul Hugues Fantou. Pelo trabalho realizado no CAp, o cônsul espera que o colégio receba, em 2023, o selo FrancÉducation, concedido pelo Governo da França, por meio do Ministério das Relações Exteriores, e que certifica a qualidade do ensino de francês. A candidatura ao selo terá apoio do Consulado Geral da França no Recife e da Embaixada da França no Brasil.

Localmente, o projeto FrancEcolab Brasil no CAp/UFPE é coordenado pelos professores Fernanda Puça França (francês) e Danilo Carvalho (ciências e atual vice-diretor do CAp). Ambos estiveram presentes à cerimônia de hoje (22) e ressaltaram a relevância do prêmio e o empenho dos professores, dos alunos e seus familiares.

“[A premiação] é um reconhecimento de um trabalho de longo prazo no Colégio de Aplicação”, pontuou o reitor Alfredo Gomes. “Vamos continuar nesta luta para o fortalecimento desta proposta de formar cidadãos brasileiros críticos, autônomos, mas também cidadãos comprometidos com a preservação do planeta”, completou.

O vice-reitor Moacyr Araújo, que foi um dos entrevistados do vídeo vencedor, também comemorou a conquista dos estudantes. “Mais uma vez, [o CAp] está se destacando por sua excelência e sua elevada capacidade de inovar sempre com o olhar direcionado à inclusão”, afirmou.

Para o diretor do CAp, professor Erinaldo Ferreira do Carmo, as ações voltadas à língua francesa são benéficas tanto para os alunos quanto para os servidores, que podem se aproximar da cultura francesa de modo mais amplo. “Ver isso se ampliando no colégio é muito simbólico”, celebrou.

SEMANA DA FRANCOFONIA – O CAp realiza, desde ontem (21) até a próxima sexta-feira (25), a Semana da Francofonia, com exposições, leituras e outras atividades que envolvem a idioma francês. A programação está disponível no Instagram do Colégio. Eventos da mesma natureza acontecem em todo o mundo, este mês.

Data da última modificação: 23/03/2022, 16:56