Alunas do CIn vencem Hackatona Ade Sampa 2022

Projeto vencedor desenvolveu um app de compartilhamento de localização focado na mobilidade segura da mulher no contexto urbano

Um grupo de estudantes da UFPE venceu a segunda edição da Hackatona, realizada de 28 a 30 de janeiro deste ano.de 2022. A competição proposta pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) é exclusiva para mulheres, cis e trans, e tem como foco pensar soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento de eixos que perpassam o cotidiano feminino, como o combate ao machismo, desigualdade salarial e feminicídio. As iniciativas deveriam ter como cenário a realidade de São Paulo, mas em razão do formato on-line adotado, a participação foi expandida para interessadas de todo o Brasil.

Ao todo, foram 45 equipes participantes. O projeto vencedor foi um protótipo de aplicativo de compartilhamento de localização, com foco na segurança da mulher durante a mobilidade urbana. A proposta foi formulada pelas estudantes Débora Fernandes, responsável pela área de design, Amanda Albuquerque e Milena Katryell, da área de produto e negócios, e as desenvolvedoras Beatriz Férre e Roseane Oliveira. Milena é do curso de Secretariado Executivo e Débora é graduanda em Serviço Social, enquanto Beatriz e Roseane cursam Ciência da Computação. Para Roseane, a experiência foi de suma importância em sua formação. “Foi desafiador e de grande aprendizado. O CIn colaborou para estruturar essa equipe através do HackaPride e do curso de Ciência da Computação”, conta a estudante, que está no segundo período da graduação. A live de apresentação das finalistas e premiação está disponível no YouTube.

SOBRE A HACKATONA – A Hackatona é uma maratona hacker exclusiva para mulheres cis e trans, com o objetivo de expandir o conhecimento, compartilhar experiências, criar novas redes e principalmente dar voz a essas mulheres da área de tecnologia e programação. O torneio é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa).

Data da última modificação: 02/02/2022, 17:01