7º Encontro de Extensão e Cultura ocorre até amanhã (6)

Evento reúne responsáveis por trabalhos e ações de extensão promovidos pela Universidade

A Concha Acústica Paulo Freire recebeu ontem (4) a abertura do 7º Encontro de Extensão e Cultura (Enexc), que vai até amanhã (6). A temática principal dessa edição é “60 anos de formação discente transformação social: a extensão cultural na UFPE”. O evento reúne trabalhos e ações promovidas pela Universidade e que endossam a importância das atividades de extensão e cultura da UFPE. Estiveram presentes no evento que abriu o encontro o vice-reitor Moacyr Araújo; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar; o diretor de Cultura, Hélio Pajeú; o diretor de Extensão, Flávio José da Silva; e a diretora do Centro de Educação (CE), Ana Lúcia Santos.

Fotos: Catarina Albertim

Abertura do evento foi realizada na Concha Acústica

O professor Flávio José abriu a série de falas ressaltando a importância de eventos com o Enexc, em especial, após dois anos de intensa pandemia de covid-19 e, agora, de volta ao formato completamente presencial. Além disso, teceu comentários acerca da influência do professor Paulo Freire, patrono da educação no país, e a importância da Concha Acústica da UFPE, batizada em homenagem ao pedagogo, na septuagenária história da Universidade. “Que o 7º Enexc possa contribuir com a formação universitária de toda a comunidade acadêmica, principalmente dos estudantes e demais sujeitos e coletivos que integram o mundo acadêmico, promovendo assim mais articulação de conhecimento e valores éticos necessários para um outro modelo de universidade e de sociedade”, continuou. Ainda em sua fala, ele ressaltou que a sociedade, com o auxílio da universidade, deve ser global e fincada nos direitos humanos, na democracia, na sustentabilidade ambiental e na diversidade cultural.

Em seguida, com o discurso do diretor de Cultura Hélio Pajeú, o legado de Paulo Freire para a educação foi novamente explicitado, após ele listar os valores deixados pelo educador para a educação brasileira e mundial. Citou o objetivo e a pertinência do evento, além de pincelar sobre a conjuntura atual que o país percorre no âmbito da cultura e educação. “A nossa missão, não só na universidade, mas nesse país, sobretudo, é fortalecer a cultura dentro e fora da universidade, como instituição cultural, sob uma perspectiva transversal, dialógica e informativa”, disse. Completou ao relatar que “essa temática nos traz um orgulho enorme, sobretudo diante dos imbróglios que o país atravessa na área de educação e cultura, diante dos cortes e do desdém pela cultura e pela ciência”. Terceira a discursar, a diretora do Centro de Educação, Ana Lúcia Santos, cravou que a extensão da UFPE é um dos pilares do trabalho da comunidade acadêmica da Universidade.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, fez comentário acerca do papel do pedagogo, sustentado pelas ideias de Paulo Freire. “Um dos papéis até esquecidos do pedagogo é o de nos dar coragem, é o de dar a coragem para agir. Em um momento como o nosso, onde a gente tá na dúvida sobre o amanhã, em um momento em que a gente precisa se mobilizar, o pedagogo tem a função social de levar-nos à ação, porque ele não é um pensador qualquer, é um pensador que pensa a questão da ação”, afirmou.

Vice-reitor destacou os diálogos que a extensão tem consolidado com a pesquisa

Já o vice-reitor Moacyr Araújo destacou os diálogos que a extensão tem consolidado com a pesquisa. O processo de fortalecimento da extensão vai, segundo ele, impulsionar as atividades desenvolvidas na Universidade e reafirmar a importância dela para o ensino, pesquisa e inovação da UFPE. Ele anunciou que a Reitoria já planeja reuniões para incrementar a pesquisa e dar força no processo de curricularização e de uma aproximação ainda mais evidente entre a UFPE e a sociedade civil, além de esclarecer que esse estreitamento de relações é resultado de uma boa ação da extensão. O vice-reitor ainda fez um apelo para que os presentes, diante da situação atual, participem das principais decisões da sociedade e defendam os interesses públicos, como saúde e educação.

O evento de abertura de terça-feira, além das falas dos presentes na mesa, contou com apresentações culturais. Hoje e amanhã (6), ainda ocorrem apresentação de trabalhos nas áreas de Educação, Cultura, Comunicação, Tecnologia e Produção, Direitos Humanos e Justiça, Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, no hall do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE) da Universidade. A programação completa está disponível no site do 7º Encontro de Extensão e Cultura UFPE

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE para divulgar ações desenvolvidas no ano vigente. Nas palavras dos organizadores, o seminário “possibilita evidenciar a importância da extensão e da cultura como instrumento de troca e transformação efetiva na trajetória acadêmica dos estudantes”.

Data da última modificação: 05/10/2022, 15:16