5ª edição do Sabio terá como tema “A neurociência e as suas interfaces”

O evento é uma iniciativa de alunos de graduação em Engenharia Biomédica da UFPE

O Departamento de Engenharia Biomédica (DEBM) da UFPE promoverá, no período de 29 deste mês ao dia 1º de dezembro, a 5ª edição do Sabio – Simpósio de Inovação em Engenharia Biomédica. O simpósio será realizado de modo exclusivamente virtual e, durante a semana, o horário de início será sempre às 17h, podendo se estender até às 20h30. O evento é uma iniciativa de alunos de graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com parceria e apoio de professores do Departamento de Engenharia Biomédica e do Grupo de Pesquisa Saber Tecnologias Educacionais e Sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site.

O tema deste ano será “Neurociência e suas interfaces” e o principal objetivo do evento será apresentar à Comunidade de Engenharia Biomédica possibilidades de interação com a neurociência, tanto na dimensão de inspiração de novas técnicas, produtos e serviços a partir do entendimento dos fundamentos da neurociência, quanto na dimensão de construção de novas ferramentas para ampliar as descobertas dos fundamentos da neurociência. Tal finalidade será possível através de palestras, mesas-redondas e debates.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor Miguel Nicolelis (Duke University), uma das principais referências nos estudos de interface cérebro-máquina. Para entender melhor como é empreender neste segmento, acontecerá um debate com representantes de startups na área, duas do Recife e uma de Braga (Portugal).

Para compreender melhor as inúmeras interfaces que a neurociência estabelece com a Engenharia Biomédica, ocorrerá um debate com os professores Hansenclever Bassani (CIn/UFPE) e Wellington Pinheiro (DEBM/UFPE), mediado por Victor Ribeiro (Hilab). Paralelamente a essas atividades, haverá a oportunidade de aprender um pouco com as experiências de estágio de egressos de Engenharia Biomédica no Brasil e Portugal. Vale destacar que existirá, ainda, a apresentação de trabalhos acadêmicos submetidos ao evento, nas seguintes formas: resumos, resumos ampliados e artigos completos.

Data da última modificação: 26/11/2021, 15:07