Voltar

UTI do HC celebra o Dia do Intensivista com série de ações

A abertura das comemorações ocorreu no hall do 5º andar

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com a Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco e outras instituições, promoveu, na manhã de hoje (12), diversas ações para comemorar o Dia do Profissional Intensivista, que foi celebrado no último dia 10. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Profissionais participaram das ações, incluindo oficina e game motivacional

A abertura das comemorações ocorreu no hall do 5º andar e contou com distribuição de camisas com a nova logomarca da UTI do HC que foi desenvolvida pelo ex-coordenador da UTI Marlus Buril.

A programação foi marcada por uma oficina de SoulCollage®, que consiste em um método terapêutico realizado a partir da colagem de imagens que propõe acessar as imagens inconscientes e interiores do indivíduo com o objetivo de promover o cuidado com o cuidador, sendo ministrada pela residente de Psicologia Caroline Walzertudes; e por um game motivacional, conduzido pela psicóloga organizacional do HC Lizziane Santos, além de um coffee break e sorteios de brindes.

“Além de celebrar o Dia do Profissional Intensivista, o nosso objetivo também foi motivar a equipe, oferecer um dia de descontração, valorizar o trabalho que eles realizam, além de promover o cuidado com a saúde física e mental deles”, explica a coordenadora de Enfermagem da UTI, Janaína Vieira.

O evento foi encerrado com a palestra “MindFullness”, que faz parte do curso promovido e ministrado pelo instrutor Felipe Paiva, com o objetivo de treinar as pessoas para que elas aprendam a lidar com o estresse e as suas emoções, buscando o equilíbrio por meio da meditação.

De acordo com Felipe Paiva, é preciso buscar o alinhamento entre a saúde física, mental e emocional. “O profissional precisa levar conforto e cuidado ao paciente, mas também precisa ter a consciência de que ele só pode fazer o que está ao seu alcance. Tentar fazer algo que não é possível vai criar um peso e uma sobrecarga para ele próprio, gerando um ambiente propício para que o estresse se manifeste”, finaliza.
 

Data da última modificação: 12/11/2019, 15:09