Voltar

Tudo pronto para o Simpósio de Design Sustentável que começa na próxima segunda (11)

Evento vai reunir pesquisadores, estudantes e profissionais de Design, além de representantes do setor produtivo e governamental

Com organização do Laboratório O Imaginário e do Departamento de Design da UFPE, o Recife vai sediar, de 11 a 14 deste mês, o Simpósio de Design Sustentável , evento vai reunir pesquisadores, estudantes e profissionais de Design, além de representantes do setor produtivo e governamental para debater temáticas como inovação social; artesanato; cidades sustentáveis; materiais, fabricação e sustentabilidade; economia circular e desenvolvimento local.

O SDS 2019 ocorrerá no Cesar School, com as sessões técnicas de apresentação de trabalhos e as mesas-redondas, e no espaços SinsPire, onde ocorrerão as palestras, exposições e ambiente de confraternização entre os participantes e manterá o mesmo formato das duas últimas edições baseado nos três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico).

A essência do evento é discutir e ampliar a reflexão e aprofundamento teórico, confrontando as práticas atuais para compreensão do futuro do design em relação aos aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

A 7ª edição do evento propõe dar continuidade à reflexão sobre a relação entre Design e Sustentabilidades a partir do olhar para a dimensão humana envolvida em práticas, produtos e processos transdisciplinares. Humanidades, como enfoque, significa a consideração do elemento humano como fim, meio e processo inerente ao design em toda sua complexidade, abrangência e ramificações nos contextos social, cultural, político e econômico.

PROGRAMAÇÃO – A programação do evento o vai contemplar sessões técnicas com abordagens sobre Pilar social - Design e artesanato, Design e inovação social, Pilar econômico - Design e economia circular e Design e desenvolvimento local; Pilar ambiental - Design e cidades sustentáveis, Design, materiais e fabricação.

Haverá também mesas-redondas sobre Design e Artesanato, Design e Inovação Social, e Design e Economia Circular, Design e desenvolvimento local, Design e Cidades Sustentáveis e Design, Materiais e fabricação. As palestras serão proferidas pelos professores Aguinaldo Santos (UFPR/Brasil), Mariano Ramirez (USNW/Austrália), Bernardo Providência (Universidade do Minho/Portugal), Carla Cipolla (UFRJ/Brasil) e Lula Marcondes (Universidade Católica de Pernambuco/Brasil).

HISTÓRICO – O primeiro Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) e o Simpósio Internacional de Design Sustentável (ISSD) foram organizados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aconteceu em Curitiba (PR), em 2007. Desde então, vem sendo acolhido por diversas instituições de ensino e pesquisa do país a cada dois anos. A segunda edição aconteceu em 2009, em São Paulo (SP), organizada pela Universidade Anhembi Morumbi. Em 2011, o evento aconteceu no Recife (PE), organizado pela UFPE.

Em 2013, foi organizado em conjunto em Porto Alegre (RS) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Em 2015, apenas a versão nacional (SBDS) ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2017, completou dez anos e foi realizado em Belo Horizonte (MG) pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e pelo Departamento de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais informações
(81) 3089.9065
sdsrecife2019@gmail.com
www.oimaginario.com.br

 

Data da última modificação: 05/11/2019, 09:03