Voltar

Sylvia Lemos Hinrichsen é empossada como superintendente do HC da UFPE

Evento foi realizado hoje (22) no Anfiteatro 1 (Professor José Remígio Neto), no térreo do HC

A solenidade de posse da nova superintendente do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sylvia Lemos Hinrichsen, foi realizada durante a manhã de hoje (22), no Anfiteatro 1 (Professor José Remígio Neto), no térreo do HC. O evento contou com a presença do reitor Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacyr Araújo, entre outras autoridades da Universidade, além de integrantes da comunidade acadêmica e hospitalar ligados à instituição.

Fotos: Passarinho

Sylvia Lemos foi empossada hoje em cerimônia concorrida

Sylvia Lemos Hinrichsen apresentou um histórico detalhado de sua vida acadêmica e atuação profissional, focando especialmente na construção de sua forte relação com a educação e em sua ligação intrínseca com a saúde – em específico com a Infectologia, que, durante sua formação profissional, foi uma área envolta em estigmas dentro do próprio âmbito da Medicina e onde ela precisou quebrar paradigmas e ter um pensamento à frente de seu tempo.

Posteriormente, foi destacada a atuação da especialista à frente do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Infectologia (Nepai) da UFPE e também as parcerias internacionais, projetos de extensão e produção científica desenvolvidos por ela. Sobre as expectativas em relação a sua gestão no HC, Sylvia destacou: “Espero uma grande família no hospital, apesar das adversidades que, ocasionalmente, possam surgir em uma unidade grande e complexa como o HC. Que a comunidade hospitalar me ensine a ser aquilo o que eu preciso ser como superintendente.” Ela ainda ressaltou seu compromisso em deixar a saúde como um todo para as próximas gerações, criando novos cenários de gestão integrada à saúde bem adaptados à realidade da instituição frente a seus recursos e insumos.


Nova superintendente detalhou sua experiência profissional

O ex-superintendente do HC e cardiologista Frederico Jorge Ribeiro parabenizou Sylvia e agradeceu aos funcionários e gestores da unidade ao apoio recebido durante sua gestão na instituição, que durou de 2013 a 2019. “A convicção de que o trabalho tudo venceria alinhada à colaboração, ao envolvimento e ao compromisso de todos da comunidade hospitalar foi uma peça fundamental para alcançarmos os resultados obtidos por essa gestão que se encerra”, pontuou. “Tenho ciência de que deixo um hospital melhor, com equipamentos instalados, reformas realizadas, processos administrativos digitais, dentre várias outras melhorias. Além disso, o principal é que HC hoje em dia conta com um modelo de gestão diferente, melhor e mais especializado”, afirmou.

O reitor Alfredo Gomes avaliou que Sylvia trará um novo olhar para a administração do HC. “Nossa gestão quer que o hospital seja voltado e engajado com a dinâmica do SUS, firmando-se mais do que nunca como unidade de saúde pública. Por isso, precisamos fortalecer essa perspectiva e focar numa gestão agregadora”, explicou. “Sylvia possui essas qualidades, pois ela é uma pessoa agregadora em si, que promove o processo de participação, o que nos dá segurança sobre a escolha dela para o cargo”, destacou.

Além dos citados, também fizeram parte da mesa da solenidade o ex-reitor da UFPE Amaro Lins, superintendente da Santa Casa de Misericórdia; a gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Célia Castro – que, na ocasião, representou os gerentes da unidade – o diretor do Centro de Ciências Médicas da UFPE, Sílvio Caldas, a assistente social Marcelle Nogueira, do HC, representando os funcionários da instituição.

Confira o álbum de fotos da solenidade, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.
 

 

Data da última modificação: 25/11/2019, 13:44