Voltar

Propesqi informa sobre avaliação de bolsas Pibic, Pibic-AF, Pibiti e Pibic-EM 2020/2021

Resultado preliminar dos programas é divulgado nesta quinta (13)

A Coordenação de Iniciação Científica da Propesqi publica, nesta quinta (13), o resultado preliminar dos editais Propesq nº 08/2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic-AF/UFPE/CNPq); Propesqi nº 01/2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/UFPE/CNPq) e Propesqi nº 02/2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM/UFPE/CNPq).

A UFPE conta com um total de 600 bolsas Pibic, 4 bolsas Pibic-AF, 33 bolsas Pibic-EM e 33 bolsas Pibiti, números preliminares aprovados junto ao CNPq para implementação em 2020 e em 2021. O resultado representa um aumento da cota de bolsas para os programas de iniciação científica da instituição. No entanto, a Universidade só pode cadastrar os benefícios após publicação do resultado final do CNPq.

Os resultados dos editais anuais desses programas na UFPE são divulgados, usualmente, no fim de julho, em função da divulgação do resultado nacional do CNPq. O órgão provê 75% das bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico da Universidade (Pibic e Pibiti) além de 100% das bolsas Pibic-EM da UFPE. Este ano, no entanto, o CNPq atrasou a divulgação dos resultados preliminares das análises de concessão de bolsas dos seus quatro programas institucionais de iniciação científica e iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação. O resultado preliminar foi divulgado apenas no início deste mês e o resultado final vai ser divulgado somente após o período de reconsideração, previsto para a próxima segunda (17).

A Coordenação de Iniciação Científica da UFPE, assim como as de todas as instituições de ensino superior do país, não sabe se a cota de bolsas do mês de agosto vai ser implementada, pois a folha de pagamento do CNPq se encerra sempre no dia 15 de cada mês. O setor enviou comunicação ao CNPq em que reitera a necessidade de manutenção dos programas em sua integridade. Nesse sentido, solicitou a dilatação do prazo para implementação das bolsas aprovadas. O CNPq ainda não se pronunciou a respeito.

Data da última modificação: 10/08/2020, 18:32