Embaixadora da Áustria vista reitor e busca aproximação entre instituições de ensino dos dois países

Em visita de cortesia ao reitor Alfredo Gomes, ontem (7) à tarde, a embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichl, manifestou o desejo de estreitar os vínculos de intercâmbio acadêmico entre a Universidade e instituições de ensino e pesquisa austríacas. Segundo ela, que veio a Pernambuco também para cumprir agenda junto ao Governo do Estado, conhecer as universidades é uma praxe incorporada a sua rotina de viagens.

Foto: Passarinho

Reitor e embaixadora (ao centro) debateram possíveis parcerias

Para a visita ao Campus Recife da UFPE, a embaixadora veio acompanhada do cônsul honorário da Áustria no Recife, Ricardo Pessoa que Queiroz. O empresário pernambucano aproveitou a oportunidade para divulgar o Festival Arte na Usina, iniciativa que tem início hoje (8) e prossegue até o dia 16, na Usina Santa Teresinha, no município de Água Preta, na zona da Mata Sul pernambucana. “Temos interesse em aproximar a academia das nossas iniciativas, que visam substituir o ciclo da cana pelo ciclo da cultura e, assim, abrir oportunidade sustentáveis para a comunidade local”, destacou ele.

O reitor mostrou-se bastante interessado tanto em ampliar o leque de intercâmbio entre as instituições de ensino e pesquisa do Brasil e Áustria, como conhecer as ações do Festival Arte na Usina, iniciativa que conta com o apoio da embaixada austríaca. Alfredo Gomes designou um grupo pró-reitores e assessores presentes para conhecer de perto o festival de cultura a fim de identificar possibilidades de parceria, e marcar um novo encontro para afinar as propostas. Quanto ao intercâmbio internacional, o reitor propôs a criação de uma agenda de novos encontros a fim de possibilitar maior conhecimento dos interesses mútuos.

Como áreas de potencial interesse da UFPE para promover atividades de intercâmbio e extensão, Alfredo Gomes apontou a pauta da Sustentabilidade e o Ensino a Distância (EaD). “Um dos focos da nossa gestão é ampliar o protagonismo da Universidade no ensino a distância, o que pode favorecer a formação de professores para atuar na comunidade contemplada pelo Festival Arte na Usina", afirmou. O empresário cônsul honorário Ricardo Pessoa de Queiroz propôs a disponibilização de um espaço físico para abrigar uma iniciativa da Universidade. “Nós entramos com a infraestrutura e vocês, com o conhecimento”, adiantou.

Ao encontro estiveram presentes, também, o chefe de Gabinete, professor Sérgio Abranches, a pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Carol Leandro; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar; a diretora de Relações Internacionais, Leonor Maia e o diretor de Gestão de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Caetano Lira.

Data da última modificação: 08/11/2019, 17:43