Encontros vão debater temas atuais ligados à Educação, Ciências Humanas e Sociais em Saúde

Eventos têm o propósito de reunir estudantes, técnicos, professores, da Universidade e do seu entorno, em rodas de conversas

O Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências Humanas e Sociais em Saúde (Educhs), do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE vai promover, até o final do ano, mais três encontros com o propósito de reunir estudantes, técnicos, professores, da Universidade e do seu entorno, em rodas de conversas para compartilhar, refletir e contextualizar temas atuais, suas implicações na formação acadêmica e seus impactos no tecido social. O próximo, que será o 8º Encontro Educhs , ocorrerá no dia 29 deste mês, às 13h, no auditório do CAV, e terá tema livre, com a participação do professor Policarpo Júnior, do Centro de Educação (CE) da UFPE.

O 9º Encontro Educhs, no dia 6 de dezembro, às 5h, terá o tema “Educação e prática colaborativa: sabemos trabalhar em equipe?”, a ser desenvolvido pela professora Ana Wládia, do Núcleo de Enfermagem do CAV. No evento, serão abordadas as contribuições das abordagens interprofissional e multidisciplinar na formação inicial e no processo ensino e serviços de saúde, como também, os rebatimentos do trabalho colaborativo das equipes multiprofissionais na atualização do modelo de atenção e na resolubilidade na saúde. Todos os eventos, que ocorrerão no auditório do CAV, serão coordenados pela professora Keyla Cristina Vieira Marques Ferreira.

Já no dia 9 de dezembro ocorrerá o 10º Encontro Educhs, às 13h, com o tema “Educação Popular em Saúde: Doulas?” e será desenvolvido por Schelly Lemos Santiago Alves, doula do Projeto Gestar Consciente. A intenção pedagógica é aquecer o debate na universidade acerca da interface entre doulas e educação popular em saúde, enfatizando o entendimento da função da doula nos processos de humanização da assistência ao parto, parturiente, nascimento, seja em maternidades públicas e domicílios, comunidades indígenas, ribeirinhas ou quilombolas. As doulas são consideradas agentes promotoras de saúde dentro da comunidade em que estão inseridas e utilizam a educação popular em saúde como instrumento de promoção.

Data da última modificação: 08/11/2019, 16:32