Voltar

Departamento e Pós em Antropologia promovem seminário amanhã (15)

Seminário começará às 14h e será no 13º andar do CFCH

Acontecerá amanhã (15) o seminário “Olhares Cruzados: O Nordeste e a região do Baixo Rio Tapajós/Amazônia nas Terras Baixas da América do Sul”. O evento, que promovido pelo Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), acontecerá a partir das 14h, no auditório do PPGA, no 13º andar do CFCH. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos.

O seminário contará com participações dos professores Edwin Reesink e Florência Vaz. Reesink é mestre em Antropologia Cultural e em Sociologia das Sociedades Não Ocidentais, pela Universiteit Leiden (Holanda) e doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional (UFRJ). Realizou pós-doutorados em Antropologia e Etnologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (1999-2000), outro na Vrije Universiteit – Amsterdam (2000-2002) e um terceiro na Universiteit Leiden (2012). Foi ligado ao Departamento de Antropologia da UFBA de outubro 1982 a janeiro de 2009. Atualmente, é professor titular do Departamento de Antropologia e Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

Já Florêncio Vaz possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências Sociais, concentração em Antropologia, pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente, é professor no Programa de Antropologia e Arqueologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em estudos sobre povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: indígenas no baixo rio Tapajós, pajelança, Cabanagem, festas e cultura popular na Amazônia, ações afirmativas, Flona Tapajós, Resex Tapajós-Arapiuns, conflitos e identidade indígena no Brasil.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Antropologia 
(81) 2126.8286

antropologiappgaufpe@gmail.com 

Data da última modificação: 14/10/2019, 15:54