Voltar

Congresso de Direitos Humanos recebe inscrições até hoje (13)

O evento vai ocorrer de 18 a 20 de setembro, no Campus Recife da UFPE

O 3º Congresso Nacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz recebe até hoje (13) inscrições para relatos de experiências e exposições orais. Serão aceitos também ouvintes. Em qualquer das modalidades será oferecido certificado de participação. As pessoas interessadas, com ou sem vínculo com faculdades e universidades, podem acessar o formulário e orientações no site do evento

O evento vai ocorrer de 18 a 20 de setembro, no Campus Recife da UFPE. A edição deste ano tem como lema “Cuidado, proteção e humanização: respeito às diferenças”. O prazo de pagamento da taxa de inscrição se encerra no dia 31 de agosto.

As mesas temáticas para os trabalhos científicos serão abertas ao público e estarão ordenadas por três eixos: Fundamentos e teorias dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz; Movimentos sociais e cidadania, além de Educação em Direitos Humanos e Práticas Sociais.

A conferência de abertura será proferida por Bruno Galindo, professor da Faculdade de Direito da UFPE e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, Ordem dos Advogados do Brasil, sob o título “Entre o constitucionalismo e o Sistema Interamericano: a construção de uma cultura jurídica de Direitos Humanos em tempos de instabilidade democrática”.

Entre os palestrantes confirmados estão Egberto de Almeida Penido (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Marcelo Pelizzoli (UFPE), Nirson Medeiros da Silva Neto (UFOPA); Isaac Luna (Unicap), Ivan Melo (UFPE), Saulo Cabral dos Santos (CET/UFPE); Gilberto Marques (OAB-PE, ex-membro da Comissão de Memória e Verdade), Marcelo Santa Cruz (vice-presidente da Comissão de DH da OAB PE), Marco Mondaine (UFPE); Ana Paula Canto de Lima (Comissão de Direito da Tecnologia e da Informação da OAB/Jaboatão), e Manoela Alves (Comissão de Diversidade da OAB/PE).

Alguns temas das mesas-redondas são: Escuta Empática, Restaurativa e Sistêmica; Ética e Instituições Públicas; A vulnerabilidade dos militantes de Direitos Humanos na atual conjuntura política brasileira; e os discursos de intolerância nas mídias versus a cultura de paz.

O evento é uma realização da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, em parceria com o Programa Cultura de Paz, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Comissão de Ética Pública e do Espaço de Diálogo e Reparação, bem como da Ouvidoria, unidades da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Esse encontro tem por objetivo divulgar a temática dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz no país, notadamente no Nordeste, bem como estimular a pesquisa e aprofundar a discussão sobre tópicos correlatos entre professores e estudantes, seja de cursos de graduação ou pós-graduação. Outro objetivo consiste em aproximar pesquisadores brasileiros que se envolvem com o assunto, promovendo troca de conhecimentos e experiências, além de maior integração entre as linhas do Mestrado em Direitos Humanos com grupos de outras regiões do país. Simultaneamente, é uma oportunidade para um debate amplo envolvendo outros campos de áreas afins, ampliando o intercâmbio de conhecimento das ciências humanas.

Mais informações
Comissão de Direitos Humanos da UFPE - Dom Helder Câmara
CAC - Centro de Artes e Comunicação - Térreo
(81) 2126.8766

comissaodireitoshumanos.ufpe@gmail.com
direitoshumanos@ufpe.br

Data da última modificação: 13/08/2018, 14:52