Notícias do Campus Notícias do Campus

Ditadura militar brasileira: do golpe aos dias de hoje

O que estava se passando no Brasil para que os militares chegassem ao poder? Quais as marcas deixadas pelo regime que reverberam até hoje na nossa sociedade?

Há duas semanas, a jornalista Miriam Leitão divulgou, no jornal O Globo, gravações do Superior Tribunal Militar (STM) em que são relatados episódios de tortura durante o período do regime militar brasileiro. Para muitos, essa é a prova irrefutável dos crimes cometidos pela ditadura entre 1962 e 1985. Mas você sabe o que estava se passando no Brasil para que os militares chegassem ao poder? Ou quais as marcas deixadas pelo regime que reverberam até hoje na nossa sociedade? Para falar sobre a ditadura militar brasileira, convidamos Túlio Velho Barreto, cientista político e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e Socorro Ferraz, professora do Departamento de História da UFPE que integrou a Comissão da Verdade e Memória Dom Helder Câmara.

Apresentação: Ariana Pacheco I Produção: Evelyn Gomes I Fale com a gente através do https://twitter.com/conexaoufpe

Rádio Universitária FM - O Conexão UFPE também vai ao ar toda sexta-feira, às 13h, na Rádio Universitária FM, na frequência 99.9 mHz e no site www.ufpe.br/ntvru.

Ouça o Conexão UFPE também no seu tocador de podcast favorito - Toda quinta-feira, às 17h, você confere um episódio inédito do Conexão UFPE no SpotifyMixcloudGoogle PodcastsDeezerApple Podcasts e Amazon Music. Acesse os nossos perfis e não perca nenhum programa.

Data da última modificação: 11/05/2022, 11:38