Conexão UFPE Conexão UFPE

Voltar

A matemática da pandemia

Como a ciência é capaz de fazer previsões sobre a disseminação do novo coronavírus?

Desde que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado aqui no Brasil, todos os dias a gente acompanha na TV e na internet os gráficos e os números que representam a evolução da epidemia de Covid-19 aqui no país. Mas você já parou para pensar como são calculados esses dados? Como a ciência é capaz de fazer previsões sobre a disseminação do novo coronavírus? Mais especificamente, como a epidemiologia matemática faz isso?

Para tentar responder essas e outras perguntas, o Conexão UFPE entrevistou César Castilho, professor do Departamento de Matemática da Universidade. Ele falou sobre o que é a epidemiologia matemática e qual o papel que ela vem desempenhando durante esse período de pandemia. Também participou do papo, Danillo Souza, doutorando em Matemática pela UFPE e integrante do projeto de extensão “Epidemiologia matemática – fazendo a ponte entre ciência e sociedade no combate à Covid-19”. Ele contou qual o objetivo do projeto e como ele funciona.

 

 

Apresentação e produção: Ariana Pacheco l Fale com a gente através do https://twitter.com/conexaoufpe e https://www.facebook.com/conexaoufpe/

 
 
 
 
Data da última modificação: 16/10/2020, 19:53