Conexão UFPE Conexão UFPE

Voltar

Buracos negros: o que a ciência sabe sobre eles?

Saiba mais sobre essas regiões do espaço de onde nem a luz consegue escapar

No início deste mês, a Nasa divulgou pela primeira vez o som de um buraco negro que está localizado no aglomerado das galáxias de Perseu, a 250 milhões de anos-luz de distância do nosso planeta. E somente alguns dias depois, a National Science Foundation apresentou ao mundo a primeira imagem do buraco negro supermassivo que existe no centro da nossa galáxia: o Sargitário A*. Os dois registros se unem à foto histórica registrada em 2019 do buraco negro da galáxia Messier 87 que foi considerada a prova cabal da existência dessas regiões do espaço que possuem um campo gravitacional tão intenso que nem a luz consegue escapar.

Fato é que, ao longo dos anos, buracos negros vem despertando a curiosidade de cientistas e leigos. O que será que tem dentro de um buraco negro? Ele poderia ser uma porta para outro universo? Então para matar um pouquinho dessa nossa curiosidade conversamos com Bruno Carneiro da Cunha, professor do Departamento de Física da Universidade, e Antônio Miranda, astrofísico e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

 

Apresentação: Ariana Pacheco I Produção: Yuri Costa I Fale com a gente através do https://twitter.com/conexaoufpe

Rádio Universitária FM - O Conexão UFPE também vai ao ar toda sexta-feira, às 13h, na Rádio Universitária FM, na frequência 99.9 mHz e no site www.ufpe.br/ntvru.

Ouça o Conexão UFPE também no seu tocador de podcast favorito - Toda quinta-feira, às 17h, você confere um episódio inédito do Conexão UFPE no SpotifyMixcloudGoogle PodcastsDeezerApple Podcasts e Amazon Music. Acesse os nossos perfis e não perca nenhum programa.

Data da última modificação: 18/05/2022, 14:27