Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e em Nutrição têm conceitos reconsiderados em avaliação da Capes

O PPGCB subiu para a nota 6, e o PPGN retomou a nota 5. A avaliação da Capes acontece a cada quatro anos

Os Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) e em Nutrição (PPGN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife, tiveram seus conceitos reconsiderados na avaliação quadrienal 2021 realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Assim, o PPGCB subiu para a nota 6, e o PPGN retomou a nota 5. Esses resultados foram divulgados na última segunda-feira (19). A avaliação da Capes acontece a cada quatro anos e atribui notas de 1 a 7 aos programas de pós-graduação (PPGs).

“Esta conquista representa a consolidação de uma série de metas que o PPGCB incorporou em seu planejamento estratégico, há alguns anos, a partir da análise crítica de seus pontos fortes e fracos, buscando atingir os níveis de excelência estabelecidos pela Capes”, disse o coordenador da Pós em Ciências Biológicas, professor Thiago Henrique Napoleão, sobre a passagem do conceito 5 para o 6. “É, principalmente, a coroação do esforço e comprometimento de nossos discentes, que desenvolveram trabalhos de excelente qualidade, refletidos pelas publicações de alto impacto em nível internacional. Ainda, mostra para a Coordenação, o Conselho, a Comissão de Autoavaliação e todo o corpo docente que trilhamos o caminho certo e que, agora, precisamos trabalhar para melhorar ainda mais, sempre buscando ampliar o impacto do PPGCB na sociedade”, completou ele.

Entre os fatores apontados para a excelência do programa estão a alta qualidade da produção científica e da produção técnica/tecnológica; a atuação profissional dos estudantes egressos; o forte papel do PPGCB no desenvolvimento regional; a realização de ações extensionistas; e a internacionalização do programa, por meio da qual são promovidas ações de intercâmbio e parcerias institucionais. O PPGCB possui atualmente 34 alunos de mestrado e 100 alunos de doutorado, além de 41 docentes. A professora Márcia Vanusa da Silva é a vice-coordenadora.

Já o PPGN havia caído para o conceito 4 na avaliação quadrienal, mas, após a reconsideração da Capes, manteve a nota 5, obtida desde o quadriênio anterior. “A manutenção do nível 5, após a reconsideração, relembrou à comunidade acadêmica e à sociedade a importância do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFPE. O PPGN foi o primeiro programa de pós-graduação em Nutrição do Brasil e participou viabilizando a abertura de outros programas, tendo como exemplo o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica (PPGNAPF) do CAV [Centro Acadêmico de Vitória]/UFPE”, explicou a coordenadora do PPGN, professora Thayza Christina Montenegro Stamford.

Ela também indicou, como diferenciais do programa, a formação técnica e a qualificação de recursos humanos com perfil multidisciplinar, investigativo e crítico, com grande captação no mercado de trabalho; o corpo docente qualificado e transdisciplinar; a atuação dos técnicos administrativos; e o alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPE e da pós-graduação. “Nosso programa tem um bom número de jovens pesquisadores produtivos, que darão continuidade à tradição do mais antigo programa [de pós-graduação] em Nutrição do país”, declarou a coordenadora.

O corpo discente do PPGN conta com 39 mestrandos e 64 doutorandos. Já os docentes são 26 permanentes e três colaboradores. A vice-coordenadora do programa é a professora Ilma Kruze Grande de Arruda.

UNIVERSIDADE – A pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, professora Carol Leandro, comemorou a conquista dos dois programas. “Recebemos com alegria a notícia da manutenção da nota 5 do PPG em Nutrição e da passagem do PPG em Ciências Biológicas para a nota 6. O resultado da UFPE na avaliação quadrienal da Capes, cada um e em conjunto, fortalece e consolida a nossa liderança entre as IFES [instituições federais de ensino superior] do Norte e Nordeste e nos posiciona entre as melhores universidades do Brasil”, afirmou ela.

A UFPE possui um total de 96 PPGs. Desses, 80 programas de pós-graduação são exclusivamente da Universidade, dos quais 50% têm conceitos 5, 6 e 7. Há ainda um PPG multicêntrico (nota 5), um PPG em associação (nota 4) e 14 PPGs em rede.

Segundo a pró-reitora, os resultados alcançados também são um reconhecimento do esforço de docentes, técnicos administrativos e discentes dedicados à formação acadêmica. “Em tempos de negacionismo, precisamos reafirmar que o conhecimento produzido nas universidades é fundamental para alcançarmos novos patamares, encontrando repostas para as diversas questões que afligem a sociedade e também para a soberania do nosso país”, defendeu Carol Leandro.

Data da última modificação: 23/12/2022, 11:28