Oportunidades: Chamadas Internacionais SENAI

A Coordenação de Articulação e Parcerias da Propesqi-UFPE e a FADE-UFPE divulgam as Chamadas Internacionais SENAI.

i) Chamada Internacional SENAI e TACR

O objetivo da chamada é que sejam estabelecidas alianças de projetos e desenvolvidas redes colaborativas com parceiros tchecos relevantes. As alianças deverão orientar-se pelas necessidades de pesquisa e inovação das empresas industriais dos respectivos países.

Prioriza-se a constituição de alianças de projetos em torno de uma das temáticas seguintes, porém propostas de alianças de projeto de outras áreas temáticas poderão ser aceitas.

• Energia a partir de Hidrogênio;
  • Mobilidade e Logística;
  • Reciclagem e Gestão de Resíduos;
  • Inteligência Artificial.

As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 13/05/2021 e seguem até o dia 14/07/2021.

Link da chamada: https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/categorias/parcerias-internacionais/ (página 35 do Regulamento)

ii) Chamada Internacional SENAI e VINNOVA

O objetivo desta chamada é que sejam estabelecidos alianças e desenvolvidas redes com parceiros suecos relevantes. As alianças deverão orientar-se pelas necessidades de pesquisa e inovação das empresas industriais dos respectivos países.

Priorizam-se as seguintes temáticas derivadas dos 4 subgrupos de cooperação Brasil-Suécia:

• Saúde: Telemedicina, Saúde Digital ou a Distância, Prevenção da Obesidade Pediátrica e Gerenciamento de Dados em Saúde, Inteligência Artificial em Saúde;
  • Mineração: Minerais Inteligentes e Economia Circular;
  • Bioeconomia: Manejo Florestal Sustentável e Tecnologias de Biorrefinaria.
  • Cidades Inteligentes: Sistemas de Mobilidade Inteligentes e Livre de Combustíveis Fósseis e Água da cidade na economia circular para produção de combustíveis renováveis e água doce.

As inscrições estão disponíveis e seguem até o dia 13/11/2021.

Link da chamada: https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/categorias/parcerias-internacionais/ (página 39 do Regulamento)

Obs. 1: Para as duas chamadas, a parte brasileira da aliança deverá ser composta por, no mínimo, uma empresa industrial brasileira e um Instituto SENAI de Inovação. ICTs também podem compor a aliança.

Obs. 2: O SENAI Departamento Nacional irá disponibilizar até R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), para distribuição nos projetos, conforme as regras apresentadas na categoria.

Estamos à disposição.

Coordenação de Articulação e Parcerias  - PROPESQI - UFPE

Coordenadora: Profª. Drª. Sávia Gavazza – savia@ufpe.br / 81 98835-1390

Apoio Técnico: Aline Porto e Fabiana Delmondes -  cap.propesqi@ufpe.br / 81 9 9920-7977 ou 81 99918-7137