Inscrições para edital de bolsas de iniciação científica se encerram nesta terça (16)

Os programas têm o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação.

As inscrições para o Edital Propesq nº 08/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic- AF) se encerram na próxima terça-feira (16). As inscrições acontecem de forma on-line, conforme orientações disponíveis no manual do usuário e no manual para o encaminhamento das documentações durante o Processo de seleção do Edital Pibic 2020-2021. A entrega da documentação complementar via Sipac, referente a segunda etapa da inscrição, vai até o dia 17. O edital e documentos podem ser acessados no site da Iniciação Científica.

Os programas têm o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de ampliar o acesso e integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica.Da cota institucional da UFPE serão destinadas 40 bolsas para fins de ações afirmativas (Pibic-AF), sendo 32 bolsas para estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica e oito bolsas para pessoas com deficiência comprovada.

Os candidatos a orientadores, dentre outros requisitos, devem ser professores da UFPE com título de doutor ou livre docente. Incluem-se nesse grupo docentes efetivos, aposentados, professores visitantes e pesquisadores em estágio pós-doutoral, conforme critérios especificados no edital. O edital prevê a concessão de bônus (cumulativo) de 10% na pontuação referente ao formulário síntese do Lattes ao docente que, apresentando documentação, comprovar que assumiu, a partir de 2015, cargo de gestão por pelo menos dois anos. Mesmo bônus será concedido a quem esteve gestante ou lactante a partir de 2015.

O aluno candidato ao programa, entre outras exigências, deve estar cursando graduação e ser indicado por um único orientador. O estudante pode participar do programa como bolsista ou como voluntário. Nesta edição, o edital do programa procurou distribuir o quantitativo de cotas de bolsa visando a redução de assimetrias entre os três campi da UFPE, favorecendo uma distribuição global de bolsas proporcional à demanda de cada campus.

Todas as propostas devem conter um projeto de pesquisa elaborado pelo professor proponente para o aluno. O projeto deve refletir aspectos de originalidade e relevância, viabilidade técnica e financeira e observação das exigências éticas e legais. Duas etapas devem ser observadas na submissão dos projetos de pesquisa: a inscrição on-line, via Siga, e o envio da documentação complementar via Sipac pelo docente(a) pesquisador(a) ou unidade na qual o pesquisador(a) esteja vinculado(a).

Setor de Bolsas de Iniciação Científica | Propesq
pibic.propesq@ufpe.br