Notícias Notícias

Voltar

UFPE supera mais um ano de desafios com a pandemia contabilizando importantes realizações e resultados

Em 2021, a Universidade comemorou 75 anos de existência, se mostrando imprescindível para o desenvolvimento do Estado e da região

Mais um ano atípico e mais uma vez a Universidade Federal de Pernambuco se mostrou imprescindível para o desenvolvimento do Estado e da região. Além de se manter atenta e comprometida com as ações que envolvem ensino, pesquisa e extensão em prol do combate à pandemia da covid-19, como o fez no ano passado, em 2021, a UFPE deu conta de promover inúmeros convênios com municípios e instituições privadas para favorecer apreensão e aplicação de conhecimento acadêmico e empírico, incentivou a realização de eventos científicos, apoiou seus pesquisadores, acolheu e proporcionou melhor interface virtual com seus estudantes e, ainda, atuou com maestria para destacar a passagem dos 75 anos da instituição e do centenário de nascimento do pedagogo pernambucano e Patrono Educação nacional, Paulo Freire.

Para citar alguns dos inúmeros exemplos das ações promovidas pela UFPE com vistas a integrar mais suas ações com a sociedade – todas podem ser conferidas na seção de Notícias do Portal UFPE – mais recentemente, em dezembro, a gestão da Universidade colheu os frutos da articulação com o Poder Público ao receber da Prefeitura de Vitória de Santo Antão terreno para a UFPE ampliar o Centro Acadêmico de Vitória

Nessa mesma sintonia de atuação, a Universidade firmou um acordo para implantar o Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip) em Sertânia, no Sertão do Estado. A iniciativa busca integrar a comunidade dos municípios da microrregião e a Universidade por meio da oferta de cursos de extensão de média e curta duração. As atividades vão capacitar a população para lidar com os novos desafios e possibilidades tecnológicas, econômicas e sociais viabilizadas pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF) em diversas áreas.

E, simultaneamente às iniciativas de promoção e fortalecimento das áreas-chaves da UFPE – ensino, pesquisa e extensão – muitas das ações foram permeadas com o espírito comemorativo dos 75 anos da instituição e do centenário de Paulo Freire, como a reinauguração da Concha Acústica, que passou a ser identificada com o nome do pedagogo homenageado, e a realização de toda a programação do aniversário, que também contou com sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e que teve como mote “Formando pessoas que transformam o mundo”.

E, já no finalzinho do ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE aprovou o calendário letivo e ampliação das aulas presenciais, estabelecendo que as disciplinas da graduação poderão ser ofertadas em três formatos, um deles com, pelo menos, 70% de atividade presencial e até 30% de carga horária remota assíncrona. Ainda não é a volta à normalidade, mas já é um indicativo para que a próxima virada do ano não precisemos nos referir a períodos atípicos. Tomara.

Data da última modificação: 30/12/2021, 18:18