Notícias Notícias

Voltar

UFPE lança editais de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação e iniciação científica para o ensino médio

Inscrições estão abertas e se encerram no dia 17.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) divulgou os editais 2020-2021 do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Pibiti) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). As inscrições estão abertas e vão até o dia 17 deste mês. As propostas aprovadas podem ser classificadas nas categorias bolsista ou voluntário, ambas com vigência de um ano. 

O Pibiti visa contribuir na formação e inserção dos estudantes em atividades relativas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. O programa também é uma iniciativa que estimula a produção de projetos que incentivam as capacidades de empreendedorismo e criação dos alunos, buscando o fortalecimento das políticas públicas da universidade com a sociedade.

Já o Pibic-EM tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado do quadro da UFPE.

Baixe aqui os editais:

As inscrições acontecem através de duas etapas: preenchimento do formulário de inscrição eletrônica Pibic Ensino Médio disponível no site da Propesq e envio da documentação comprobatória via Sipac. Todas as propostas devem conter um projeto de pesquisa elaborado pelo professor proponente para o aluno.

O projeto deve refletir aspectos de originalidade e relevância, viabilidade técnica e financeira e observação das exigências éticas e legais. Outras informações estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados na página da iniciação científica e no site da Propesq.

Os candidatos a orientadores, dentre outros requisitos, devem ser professores da UFPE. É preciso ter título de doutor ou livre docente no caso do Pibiti. Para se candidatar ao Pibic Ensino Médio, é exigido título de mestre ou perfil científico equivalente. O aluno candidato ao Pibiti deve estar cursando graduação e ser indicado por um único orientador (Pibiti). O aluno candidato ao Pibic-EM deve ser estudante regularmente matriculado no ensino médio do Colégio de Aplicação da UFPE, Escola de Referência em Ensino Médio Diário de Pernambuco, Escola Estadual Leal de Barros, Colégio Militar do Recife ou qualquer escola estadual de Pernambuco que oficialize, através de carta de anuência, a participação no programa. 

Formulário de inscrição do Pibic-EM
Formulário de inscrição do Pibiti

Mais informações
Site da Iniciacao Científica
Setor de Bolsas de Iniciação Científica
(81) 2126-7052 (WhatsApp)
pibic.propesq@ufpe.br

Data da última modificação: 09/07/2020, 10:05